Pplware

10 Passos para apagar o seu rasto digital na Internet

A privacidade é o tema que mais tem sido abordado neste ano. Os grandes dossiers para 2015 têm a privacidade como um tema quente, contudo, a complexidade do mundo actual está a causar um desnorteio nas regras que deveriam proteger-nos da invasão alheia.

A Internet, as redes sociais e todos os serviços que gravitam em torno de cada um de nós, gravam minuciosamente cada rasto digital que deixamos neste mundo. Neste artigo vamos mostrar-lhe como poderá tentar em 10 simples passos apagar as suas pegadas digitais na Web.

Está exposto demais no mundo online? Quer tentar limpar os rastos que deixou nas redes sociais e na Web em geral? Então basta seguir estes 10 passos que lhe sugerimos em seguida inspirados nas sugestões de .

1. Pesquise por si próprio

O primeiro passo é tentar perceber o que é que o mundo online sabe sobre si, isto é, deverá fazer uma pesquisa nos mais variados motores de busca sobre si próprio, não esquecendo também de procurar na secção das imagens, pois essas imagens podem ter hiperligações que o liguem a outras páginas na Internet.

Este é o primeiro e um dos passos mais importantes, pois desta forma vai ter uma visão global do que a Internet sabe sobre si.

 

2. Encontre contas de redes sociais antigas

É ou já foi entusiasta das redes sociais? Facebook? Twitter? Google+? Caso tenha ainda activas estas contas deverá ter atenção às definições de privacidade de cada uma delas.

Caso as suas definições de privacidade não sejam as mais “apertadas” todas as pessoas conseguirão ver onde foi, com quem esteve, com quem se relaciona, fotografias, estados, entre muitas outras coisas.

São questões que devem ser pensadas, pois inúmeras vezes na altura de contratar os empregadores fazem uma extensa pesquisa sobre o possível funcionário na Internet, e devido a um tweet ou até mesmo a um estado mal interpretado colocado online há anos atrás pode arruinar a possibilidade de conseguir esse trabalho. Por isso, se tem contas antigas que já não utiliza elimine-as ou então altere as definições de privacidade de forma a não serem visíveis ao público geral.

Para as contas que usa activamente, se não as pretende eliminar, pelo menos altere as suas definições de privacidade, caso utilize, por exemplo, o Facebook seleccione a opção Privacidade no canto superior direito do seu ecrã e redefina-as, decidindo pormenores como quem poderá ver as suas informações, informações como endereço de e-mail, contacto, entre outros que podem ser utilizados para tentar encontrar outras informações sobre si na Internet.

 

3. Esconda ou adicione informações falsas

No mundo online a honestidade pode não ser a melhor política, principalmente se em contas que já não utiliza constam informações que prefere manter em silêncio. Raros são os casos que alguns serviços não permitem a eliminação de contas, mas ainda existem, desse modo o que é aconselhado é aceder a essas contas e considere mudar todas as informações presentes que sejam importantes, como é o caso do nome, e-mail, contacto, entre outras.

Quando realizou a pesquisa sobre si próprio nos diversos motores de busca tenha encontrado imagens que o relacionem com contas que já não utiliza, aceda a essas contas e esconda as fotografias, altere-as ou então elimine-as completamente.

 

4. Informações pessoais em serviços de terceiros

 

Caso tenha algum tipo de ligação com algum tipo de serviço online que disponibilizou informação sobre si para todo o mundo, a única opção para remover essa informação é contactar o responsável por esse mesmo serviço, explicando que necessita que toda a informação sobre si presente no serviço seja eliminada.

 

5. Subscrição de Mailing Lists

Se alguma vez se subscreveu em alguma lista de discussões online aconselhamos que cancele essa subscrição de forma a quebrar todas as ligações que apontam para si.

 

6. Conta de e-mail secundária

Sempre que tiver necessidade de se inscrever em algum tipo de serviço online e que não pretenda deixar a sua impressão digital na rede é aconselhado que crie uma conta de e-mail secundária, de preferência utilizando informações que não sejam verdadeiramente as suas.

Desta forma está a proteger-se do envio de e-mails de marketing e vendas, além de que consegue ter acesso a esses serviços sem deixar a sua marca nos mesmos.

 

7. “Direito a ser esquecido”

Outra opção a ter em consideração é a mais recente lei que entrou em vigor na Europa, onde diz que hiperligações para informações irrelevantes ou desactualizadas devem ser eliminadas, lei esta que obrigou a gigante Google a prover este serviço aos cidadãos europeus quando solicitado.

Seguindo a mesma linha, a Microsoft implementou a mesma funcionalidade no seu motor de pesquisa, o Bing.

 

8. Comércio Electrónico

Utiliza serviços de comércio on-line, como é o caso do eBay, Amazon, ou qualquer outro serviço do mesmo tipo? Se já não utiliza certifique-se que elimina a sua conta ou então que elimina todos os seus dados, quer pessoais, quer financeiros.

Actualmente, vemos nas notícias que estas grandes empresas de comércio online são invadidas por cibercriminosos roubando milhares de informações relativas a contas bancárias, e-mails, entre muitas outras informações.

Se não utiliza esta conta para quê manter essas informações mais sensíveis nos servidores destas empresas? Não faz sentido, elimine-os.

 

9. Apague o seu rastro

Todos os dias ouvimos notícias que relatam o interesse de várias entidades, governos, empresas, entre outros em torno da navegação privada e em maneiras de manter todos os utilizadores controlados, situação que tem sido mais badalada após as denúncias de Edward Snowden.

Devido a estas notícias, as gigantes tecnológicas a nível mundial como a Google e a Apple anunciaram que os seus mais recentes serviços iriam possuir uma técnica de criptografia de informação mais inovadora de modo a oferecer ao utilizador a privacidade que o mesmo deve ter. No entanto com o avanço da tecnologia e com o constante interesse por parte de outras entidades em violar essa privacidade, isto será uma questão de tempo, pois nenhuma técnica é completamente infalível a 100%.

Posto isto, quando navegar no mundo da Internet tenha sempre em atenção para a utilização de ferramentas que lhe permitam navegar incognitamente através do mundo virtual, tentando sempre também apagar informações que possam ser utilizadas por terceiros, como por exemplo, os Cookies.

 

10. Um novo começo

Para terminar esta lista e embora seja um pouco extremo, poderá sempre começar de novo, para isso além de eliminar todos os serviços anteriormente referidos, elimine também a sua conta de e-mail, podendo esta ser a melhor forma de eliminar completamente as suas impressões digitais online.

Embora possa como disse ser extremo, mas se decidir eliminar todas as suas contas de redes sociais, todas as suas contas de e-mail, todos os serviços que se foi inscrevendo ao longo destes anos, todas as contas de comércio electrónico, entre outras, poderá realmente desta forma ver a sua presença na Web ser completamente limpa.

 

Podemos afirmar que quem pretende utilizar serviços online, actualmente, dificilmente irá manter a sua privacidade assegurada, por muitos cuidados que tenha, por muitas ferramentas que utilize, isso será quase impossível. Posto isto, se não quer ter qualquer presença online, elimine todos os serviços que possui na Web, caso contrário, tenha sempre cuidado na sua navegação e tente proteger-se, de modo a ter um maior nível de privacidade possível.

Exit mobile version