O Google confunde-se hoje com a própria Internet, alias, o que seria da Internet sem a Google? Mas a Google sem os utilizadores também nada seria, por isso são muitas as alternativas e ferramentas online que pode usufruir desta única empresa.
Hoje deixamo-vos uma dica muito interessante, isto, claro, sempre em jeito e desafio. Será que conhecem estes 10 endereços que a Google disponibiliza para facilitar a nossa vida?
Deixamos agora 10 links que todos os utilizadores do Google deveriam conhecer. São endereços que muitas vezes estão escondidos dentro dos serviços que usa da Google, das muitas contas que tem. E estes links levam ao Google informações que dizem muito de si e dos seus hábitos.
1 – Criar novas contas Google
Crie uma nova Conta Google usando o seu endereço de e-mail existente. O processo de inscrição regular usa o endereço @ gmail.com como sendo o seu nome de utilizador na conta do Google, mas com este URL especial, o utilizador poderá usar qualquer outro endereço de e-mail como sendo o seu nome de utilizador.
2 – O seu Perfil para o Google
A Google cria um perfil de si com base nos sites que visita, com base na sua conta do Google+ e recorre a outros sinais que deixa sempre que usa ferramentas da própria Google. Com esses sinais e pistas, o Google tenta adivinhar a sua idade, sexo e interesses e, de seguida, usa esses dados para servir anúncios mais relevantes.
Este endereço vai-lhe mostrar como o Google o vê na Web e “vende” essa informação aos anunciantes para lhe servir a si. Como pode ler nesse serviço “Os anúncios possibilitam serviços Web e conteúdos gratuitos. Estas definições ajudam a controlar os tipos de anúncio Google que são apresentados”.
3 – Guarde no disco o que o Google tem nos servidores
O Google permite exportar todos os seus dados para fora do ecossistema Google. Pode descarregar as fotos, contactos, mensagens do Gmail e até mesmo os seus vídeos do YouTube. Abra o link e veja bem todo o potencial do que aí está… Aposto que desconhecia este lugar! Força no download agora!
4 – Faça queixa ao Google
Se tiver conteúdo seu a ser usado por terceiros nos serviços da Google, como por exemplo no Blogger, AdSense, Google+ ou YouTube, pode enviar uma queixa DMCA à Google contra esse site para ver esse conteúdo removido. Este assistente também pode ser usado para remover sites dos resultados de pesquisa do Google que estão a usurpar o seu conteúdos.
5 – Conheça o Histórico de Localizações
O seu dispositivo Android informa com total precisão quais os seus trajectos, a sua localização e velocidade recentes, além de outra informação. Já falámos neste serviço da Google, chama-se Histórico de Localizações e permite que o seu dispositivo Android grave as suas localizações e as envie para os servidores da Google onde depois pode visualizar numa página Web onde foram passados os dias da sua vida.
Interessante é tudo o que é mostrado e permite mesmo que possa exportar o ficheiro em formato KML que pode ser visto no Google Earth ou até mesmo utilizados no Google Drive.
6 – Saiba todo o seu Histórico no Google
O Google grava tudo o que faz na Web. Muitas vezes nem dá conta mas, com o seu perfil activo, via Google Chrome, por exemplo, ou mesmo quando está dentro do Gmail ou quando faz uma data de outras funcionalidades nos serviços onde tem mão do Google, está a dar pistas e informações que são catalogadas pelo Google. Este cria um histórico sobre a sua actividade.
Como pode ver no link em baixo, o google grava o que visita na Web, que imagens pesquisou, vídeos, notícias, anúncios que foram mostrados, mapas que usou, livros que leu, músicas que ouviu… OK Google.
7 – Tenha a atenção às suas contas inactivas do Gmail
Pode não saber, mas cada utilizador Gmail tem de fazer login nas contas do e-mail da Google pelo menos uma vez a cada nove meses. Caso não seja feito, a Google pode encerar a conta, isto está bem definido nas políticas do programa.
Claro que se a conta for a sua principal, o mais provável é que tenha diariamente acesso e logo este problema não se coloca, contudo muitas pessoas têm várias contas secundárias e para não as perder pode configurar neste serviço uns lembretes quando estiver perto das suas contas caducarem. Não disponível para o Google Apps.
8 – Monitorize os acesso à sua conta Google
Se estiver preocupado que alguém esteja a usar a sua conta Google, verifique neste endereço algumas informações sobre os acessos. Dentro deste endereço vá ao relatório de actividades para ver um registro de cada dispositivo que foi recentemente usado para fazer login na sua conta Google.
Pode também saber o endereço IP e sua localização geográfica dos acessos que vê feitos à sua conta. Infelizmente, ainda não pode fazer logon remotamente a partir de uma sessão do Google.
9 – Verifique as permissões da conta
Esta é uma lista completa de aplicações Web, extensões do browser, Scripts do Google e aplicações móveis que tenham qualquer acesso para ler ou escrever os seus dados do Google. Se o nível de permissão diz “Informações básicas da conta”, isso significa que o utilizador usou a sua conta do Google para se inscrever na app referida.
10 – Proteja a sua conta Google Apps
Este é endereço importante para os utilizadores do Google Apps. Não deixe que a sua conta seja atacada, para isso use este link secreto para redefinir a sua senha de administrador. Ser-lhe-á solicitado para verificar o seu nome de domínio criando um registo CNAME no seu DNS.
https://admin.google.com/dominio.com/VerifyAdminAccountPasswordReset
[*] Substitua o dominio.com no endereço com o seu próprio URL.
Em resumo…
Assim deixamos algumas dicas imprescindíveis para que qualquer utilizador saiba gerir a sua informação e os seus serviços que o google oferece. Há muitas outras ligações que podemos usar, contudo estas dicas já o vão ajudar.