Os dispositivos de armazenamento (ex. PenUSB) têm hoje um preço relativamente mais baixo, comparativamente há uns anos atrás, e oferecerem uma capacidade de espaço de armazenamento superior.
Nesse sentido podemos, por exemplo, usar uma simples PenUSB, para ter vários sistemas operativos. Para facilitar todo o processo usem a ferramenta YUMI.
O YUMI pode ser usado para criar Multiboots em Pens USB/Discos externos USB. Com o YUMI podemos colocar facilmente vários sistemas operativos num único dispositivo USB sendo que esta ferramenta encarrega-se de criar a respetiva interface do boot.
Além de sistemas operativos, podemos ainda colocar anti-vírus, que funcionem em modo portable, ferramentas para discos rígidos, ferramentas de diagnóstico e muito mais .
Com criar um sistema multiboot com o YUMI?
O YUMI funciona de modo semelhante ao Universal USB Installer, no entanto, como já referido, permite fazer o multiboot das distribuições Linux. Depois de instalado, o YUMI permite ao utilizador escolher a drive associada à PenUSB e indicar as distribuições que pretende incluir na mesma (o download pode ser automático).
Depois de criar a “pen multiboot”, basta arrancar com a mesma e escolher qual a distribuição pretendida através do boot apresentado.
A ferramenta YUMI tem atualmente suporte para UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) e suporte para o Windows 10