Os serviços cloud vieram mudar em muito a forma como armazenamos os nossos dados e como lhes acedemos em qualquer lado e em qualquer lugar. A quase maioria dos utilizadores já se renderam a estes serviços, nem que seja para conseguirem ter os seus dados guardados fora das suas máquinas e seguros contra desastres e outros problemas.
Mas desde que surgiram os primeiros serviços de alojamento de dados e de serviços que as questões de segurança associadas a esses dados começaram a surgir e os utilizadores começaram a ter receio de que os seus dados possam ser acedidos ou copiados para terceiros.
A solução passa por ter acesso a clouds pessoais ou próprias, onde controlamos os dados e a forma como acedemos a eles. Mas por ser complicado e dispendioso manter um serviço desses, as soluções como a que o Younity apresenta podem ser uma alternativa mais que viável e segura.
O Younity dispensa por completo o acesso a serviços alojado em servidores de terceiros e alojados na Internet. Mesmo sem esse acesso, o Younity permite que o vosso dispositivo móvel tenha acesso aos vossos ficheiros que estão alojados nas vossas máquinas.
Este processo tem algumas particularidades e exigências, mas que hoje em dia podem ser facilmente comportados e disponibilizados. Por não depender de um serviço de alojamento, o Younity requer que as máquinas onde os ficheiros que necessitam de aceder estejam ligadas e com acesso à Internet, o que hoje em dia é uma constante.
Podem adicionar a qualquer conta tantas máquina como as que pretenderem, o que facilita o acesso aos ficheiros.
Nenhum ficheiro é retirado da máquina que suporta o Younity sem que indiquem essa vontade, ou seja, o vosso dispositivo móvel recebe os ficheiros por stream e apenas se indicarem ele é guardado no dispositivo.
Para já o Younity está disponível para Windows e para Mac, como “servidores” e para iOS como cliente. Isto significa que podem partilhar com o vosso iDevice os ficheiros que estão no vosso Mac ou Windows.
Depois de instalado no vosso computador, o Younity vai percorrer o disco por forma a detectar e indexar documentos, fotos, vídeos e músicas. Essa indexação é enviada para os clientes e esses ficheiros podem ser enviado assim que sejam necessários.
O cliente para iOS permite que naveguem no sistema de ficheiros do computador a que pretendem aceder, sendo capaz de reproduzir ou visualizar qualquer ficheiro que necessitem de aceder.
A interface desta aplicação, gratuita e acessível via App Store, é bastante intuitiva e está arrumada por tipo de ficheiro a que podem aceder. Cada um deles mostra a lista de ficheiros disponíveis e qualquer um pode ser aberto ou partilhado.
Do lado do servidor, a vossa máquina, o Younity corre de forma silenciosa e a actualizar os ficheiros entre as maquinas e os clientes. O Younity consegue ligar várias máquinas em simultâneo e todas a fornecer ficheiros aos clientes.
Tal como referido antes, o Younity tem algumas limitações e particularidades próprias. A mais óbvia e já referida é a necessidade de o vosso computador ter de estar ligado para que possam aceder aos ficheiros, mas que pode ser contornado com a indicação ao cliente que deve manter o ficheiro.
Existe ainda a impossibilidade de partilhar ficheiros com outras pessoas, sem que os tenham de tornar clientes das vossas máquinas e dando acesso a todos os ficheiros.
Apesar destas desvantagens, as vantagens que podemos obter do Younity são para lá de óbvias… O preço do alojamento de ficheiros nos serviços cloud é um custo efectivo e com o Younity podem ter acesso à totalidade do espaço que o disco do vosso computador. Basta crescer o disco e este alojamento cresce de imediato.
Está também garantida a confidencialidade dos dados que apenas circulam entre as vossas máquinas e clientes, sem passarem por alojamento de terceiros e que não controlam.
Os criadores do Younity esperam para breve disponibilizarem uma versão para Linux, que ira complementar as já disponíveis para Windows e Mac, e também uma versão cliente para Android, o que alargará ainda mais a base de utilização.
Se não confiam plenamente nos serviços cloud e do que eles fazem aos vossos dados esta é uma opção a terem em conta, pesando os prós e os contras associados.