Uma das muitas características que foram apresentadas na “inauguração” do novo Windows 7 foi a capacidade de correr aplicações nativas do Windows XP, de forma transparente.
Desta forma a Microsoft consegue que o Windows 7 esteja em condições de satisfazer as condições que, em parte, impossibilitaram a migração de muitas máquinas para o Vista.
Evita-se que se perca tempo a re-escrever código para tornar aplicações já com alguns anos compatíveis com as novas versões do Windows.
E como consegue a Microsoft isso? Simplesmente usando uma máquina virtual do XP dentro do Windows 7. Mas não é uma máquina virtual qualquer.
Esta foi optimizada para estar perfeitamente integrada com o 7, permitindo que executemos as aplicações directamente do nosso desktop e que estas estejam integradas como se estivessem no sistema operativo.
Em resumo, a virtualização integra-se com o 7.
As principais características que destacamos são as seguintes:
- Configuração rápida e fácil – Depois de instalado o novo XP o Windows Virtual PC necessita apenas de meia dúzia de clics para ficar configurado
- Suporte USB – Permite o acesso do XP aos dispositivos USB ligados ao 7, sejam eles Pen’s, scanners, discos externos ou outros dispositivos
- Integração de pastas – Acesso às pastas do utilizador do 7 dentro do XP de forma transparente
- Partilha de informação copiada – Copy e paste entre a máquina virtual e o Windows 7 e o mesmo no sentido inverso
- Utilização da impressora – É possível imprimir directamente numa impressora instalada no 7 através do XP, de forma transparente
- Integração de aplicações no Desktop – É possível lançar e ter as aplicações integradas no desktop como se estivessem a correr no Windows 7, não se tendo percepção da camada de virtualização.
Naturalmente que tudo tem um custo e esta nova possibilidade requer que o CPU da máquina tenha capacidades de virtualização. Conhecido como suporte para virtualização de hardware.
Para verificar se o seu processador tem este suporte a Microsoft recomenda que use uma ferramenta da Intel que pode ser obtida no site da Intel (Intel Processor Identification Utility).
Caso o seu processador seja um AMD a Microsoft recomenda uma ferramenta da AMD (AMD Virtualization™ Technology and Microsoft® Hyper-V™ System Compatibility Check Utility).
Caso tenham suporte devem activar na BIOS este suporte.
Após isso devem descarregar a nova ferramenta de virtualização, o Windows Virtual PC Beta e a imagem do Windows XP.
Instalem então o Virtual PC Beta e depois a imagem do XP. Findo isto procurem uma aplicação que apenas consigam correr em XP e testem.
Pode ser encontrada informação adicional aqui (pdf | xps)