Pplware

Ficheiros perdidos no seu disco, nunca mais!

Já falámos várias vezes de algumas soluções de recuperação de informação mas, por vezes, existe software que ainda merece uma análise, como é o caso do Wondershare Data Recovery. Estamos perante uma ferramenta muito versátil, desenvolvida com o propósito de nos ajudar a recuperar os arquivos que foram acidentalmente apagados, perdidos ou que ficaram inacessíveis de qualquer forma.

São muitas e diversas as opções à disposição do utilizador para saber como recuperar os ficheiros e qual o tipo de ficheiros que deve procurar, para que o processo de pesquisa e de recuperação decorra de forma mais fácil e rápida e o Data Recovery mostra toda a sua raça, mas será mesmo assim?

Modos de funcionamento do Wondershare Data Recovery

O Wondershare Data Recovery além de intuitivo é amigo do utilizador, apresentando dois modos de pesquisa – o modo manual ou o modo “wizard” – dependendo do nível de experiência do utilizador, pode potenciar uma interação bastante adaptável às necessidades de quem se vê envolvido nesta árdua tarefa de recuperação de dados.

Imagem de arranque padrão para recuperar ficheiros perdidos

Com o Data Recovery é possível selecionar o tipo ou os tipos de ficheiros que são necessários integrar na pesquisa, assim como a localização e se pretende ou não efetuar uma pesquisa mais minuciosa (“Deep Scan”), que na realidade é uma mais valia para a recuperação de dados de ficheiros formatados, mas por tal, demora mais tempo a completar.

Tipos de arquivos a recuperar

Mas que tipo de ficheiros estamos então a falar? Comecemos nos ficheiros de fotos, vídeos e áudio que poderão ser recuperados de qualquer dispositivo de armazenamento, sejam computadores (Mac ou Windows), pens USB, discos externos, telemóveis, iPods, leitores de MP3/MP4, entre outros dispositivos.

Para além destes, é também possível recuperar documentos (Word, Excel, etc), emails ou outro tipo de ficheiros mais específicos que decorram de programas ou aplicações.

Processo de análise e passo-a-passo

A partir do momento em que o programa começa a localizar os ficheiros é possível começar a pré-visualizar a lista dos ficheiros, sem ter de esperar que o programa acabe a análise, e assim proceder a uma seleção prévia dos ficheiros que pretende recuperar.

Para que a garantia da recuperação não saia frustrada há 4 opções que são aconselhadas a seguir por forma a encontrar tudo o que precise de forma segura, rápida e fácil.

  1. Selecione o modo “Recuperação”;
  2. Efetue o scan do computador ou dispositivos em questão;
  3. Pré-visualize, Recupere e Guarde Ficheiros;
  4. Recuperação efetiva dos dados.

 

Modos de funcionamento

No modo de “Recuperação”, o utilizador poderá sempre escolher o modo de análise e de recuperação que pretende por em prática, como por exemplo, o modo “Wizard Mode Recovery”, em que através de respostas a questões de segurança vai ao encontro dos seus ficheiros perdidos.

Já o modo “Lost File Recovery” permite recuperar ficheiros formatados e apagados com os seus nomes originais e localização.

Mais abrangente, o modo “Partition Recovery” recupera partições corrompidas ou perdidas, com todos os dados intactos,.

Por fim, o modo “Raw Recovery” efetua uma análise profunda e minuciosa do seu dispositivo e recupera dados mesmo quando o sistema de ficheiros está corrompido.

O processo de trabalho deste programa é muito flexível e preciso. É possível efetuar pausas no trabalho que está a decorrer e retomar o processo de análise a qualquer momento sem perda de dados no entretanto. Podemos também filtrar a análise que se pretende efetuar usando palavras chave como: nome, datas e tamanho de ficheiros de modo a reduzir a amostra a analisar.

A ter em conta que os ficheiros mais comuns e com os quais o Wondershare Data Recovery é eficiente no seu trabalho são BMP, GIF, PNG, JPEG, JPG, TIF, DOC, DOCX, HTM, PDF, PPT, PPTX, RAR, XLS, XLSX, ZIP.

Vídeo

Fica um pequeno vídeo de apresentação, segundo o programador

 

Conclusão

Em jeito de conclusão, o Wondershare Data Recovery apresenta-se como um software muito intuitivo, com um interface muito amigo do utilizador e muito poderoso no que toca à recuperação de dados. Durante a nossa análise, demonstrou ser bastante seguro, rápido e eficiente, que são qualidades que não podem ser negadas quando se trata de tarefas tão delicadas e importantes como recuperação de dados.

Apresentando versão para Windows e Mac, decerto que não haverá utilizador que não o queira experimentar quando confrontado com estes problemas. Existem alternativas, sem dúvidas, mas este Data Recovery está nos favoritos

Exit mobile version