O aumento da capacidade das unidades de alojamento traz consigo, inevitavelmente, um problema que nos afecta a todos, a uns mais a outros menos, isto é, o espaço ocupado pelos mais diverosos ficheiros e pastas de conteúdos que nem sempre temos sob o nosso controlo. Como a informação é poder, e para evitar uma crescente desorganização e perda de controlo, apresentamos o WizTree.
Esta é uma ferramenta cujo objectivo passa por nos ajudar a encontrar quais os ficheiros e pastas que mais espaço ocupam nos nossos discos. A verdade é que já existem no mercado várias aplicações similares, mas o principal destaque do WizTree é a velocidade com que nos apresenta os resultados. Vamos conhecer?
Conforme mencionado no parágrafo anterior, à semelhança de outras aplicações do género, o funcionamento do programa é simples bastando escolher a unidade que desejamos verificar e clicar em SCAN. Aqui encontramos toda a diferença: ao invés de procurar de forma manual através de cada uma das pasta da unidade, o WizTree apenas acede ao MFT (Master File Table, o índice de NTFS de tudo o que a unidade em questão contém), conseguindo assim exibir um relatório em segundos que no nosso caso demorou 7,99 segundos.
O próprio relatório abre com uma árvore de tudo o que encontra exibindo as pastas que mais espaço no disco estão a utilizar. Existe ainda um segundo separador TOP 1000 LARGEST FILES, ou seja, os 1000 maiores ficheiros que possuimos que, como sugere o próprio nome exibe todas as localizações dos ficheiros que mais espaço consomem. Para os que pretendem tomar decisões de imediato podemos clicar com o botão direito rato sobre qualquer um dos ficheiros e tomar várias opções:
- Open file or folder – Abrir ficheiro ou pasta
- Copy Path – Copiar a localização
- Explore Folder – Explorar a pasta
- Command prompt here – Abrir a linha de comandos nessa localização
- Delete (to Recycle Bin) – Eliminar enviando para a Reciclagem
- Delete (no undelete possible) – Eliminar sem recuperação possível
- Properties – propriedades dos ficheiros e das pastas
O WizTree, apesar de básico o programa pode ser muito prático, seja pela sua velocidade seja pelas suas características de informação que nos permitem tomar opções sobre os «consumidores» de megabytes do nosso disco…