Pplware

WinSCP – Transferir ficheiros entre Windows e Linux é fácil!

Como administrador de sistemas é muito comum transferir ficheiros entre sistemas Windows e Linux. Com os serviços/protocolos que existem actualmente, transferir ficheiros entre sistemas é quase como transferir localmente de um directório para outro.

Apesar de já termos referido o WinSCP em vários artigos, hoje vamos conhecer melhor as suas características e como transferir facilmente ficheiros de um Windows para um Linux.

O WinSCP é uma das aplicações que mais uso, uma vez que permite transferir facilmente ficheiros do Windows para o Linux e vice versa. O WinSCP é um cliente SFTP (SSH File Tranfer Protocol) e FTP(File Transfer Protocol) , que usa o SSH (Secure SHell) e que disponibiliza uma interface gráfica idêntica ao explorer do Windows para gestão/transferência de ficheiros.

Como usar o WinSCP?

[LINUX]

Do lado do Linux, é necessário ter o SSH server a correr e saber qual o endereço IP ou nome da máquina.

[WINDOWS]

Do lado do Windows, basta indicar qual o endereço IP/nome da máquina Linux e inserir as respectivas credenciais de acessos.  Em seguida devem carregar em Login.

Caso pretendam Salvar as informações da sessão, basta carregar no botão Salvar…

Se tudo estiver bem configurado, o WinSCP disponibilizará o sistema de ficheiros do Windows e do Linux. A partir daqui estão disponíveis todas as operações básicas para gestão de um sistema de ficheiros como por exemplo, copiar, colar, cortar, renomear, criar directórios, etc,

Principais funcionalidades do WinSCP

O WinSCP é sem duvida uma ferramenta fantástica para transferência de ficheiros entre sistemas.

Quem dos nossos leitores é fã desta popular ferramenta?

Artigos relacionados


Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows
Download: WinSCP 4.3.4 [2,58MB]
Homepage: WinSCP

Exit mobile version