O Windows RT já dá cartas e o seu funcionamento exclusivamente em dispositivos com processadores ARM é uma excelente novidade e uma boa forma de aproveitar todas as vantagens inerentes a essa arquitectura. Infelizmente também há desvantagens e a maior delas é, claramente, a impossibilidade de correr aplicações Windows “normais”, aquelas utilizadas em PCs e preparadas para os mais vulgares processadores de arquitecturas x86 ou x64.
Mas há boas notícias! A comunidade é algo bastante forte quando se trata de unir esforços na implementação de soluções não oficiais e, como não podia deixar de ser, no fórum XDA-developers já surgiu uma versão beta de uma ferramenta capaz de correr aplicações x86 no Windows RT em processadores ARM.
É claro que esta novidade não agradará a todos, essencialmente porque um dos trunfos da Microsoft inerentes ao Surface Pro, é a possibilidade de correr qualquer tipo de aplicação, já que está equipado com um processador x86_64 (Intel Core i5) que é utilizado em PCs normais.
Este tipo de limitações, mesmo que relacionadas com a arquitectura, não é bem-vindo para os utilizadores e, no fórum XDA-developers, o membro mamaich disponibiliza uma ferramenta que permite correr (para já, algumas) aplicações x86 para Windows. É claro que um processador ARM é limitado em termos de desempenho e o suporte para aplicações mais pesadas está fora de questão.
Como aplicações mais pesadas entenda-se aplicações que necessitem de algo que não é suposto estes equipamentos fornecerem, tal como muito poder de processamento, funcionalidades de D3D9 ou OpenGL (que foram retiradas do Windows RT), drivers ou serviços específicos, utilização da Framework .NET, aplicações x86 Metro e aplicações Windows para 16 bits ou 64 bits.
Esta ferramenta não é mais que um emulador x86 que, ainda num estágio muito verde, é já capaz de correr algumas aplicações como 7Zip, Winrar ou até o velhinho Heroes of Might and Magic 3.
Para testar este emulador não basta pegar e instalar. Dada a protecção inerente ao Windows RT, é necessário fazer Jailbreak para que este emulador possa ser instalado e utilizado.
O procedimento para o Jailbreak é simples, no entanto tenha em mente que é um procedimento não oficial. O Jailbreak não persiste após um reinício do sistema mas pode ser configurado para um início automático após o arranque do sistema.
Para o fazer deve consultar o procedimento no nosso artigo Saiba como fazer Jailbreak no Windows RT.
Depois disso já poderá instalar o emulador x86 no Windows RT. Deverá apenas abrir o executável .msi (link no final do artigo) e seguir as instruções. Uma vez instalado, basta abrir a aplicação Run x86 Program e seleccionar o executável correspondente à aplicação pretendida.
O procedimento não é, ainda, muito “amigo do utilizador” e é de compatibilidade muito limitada, mas o objectivo do programador é melhorar a aplicação ao ponto de o processo ser completamente automático: abrir uma aplicação e o sistema decidir se é ou não necessário recorrer ao emulador x86.
De uma forma mais técnica, esta ferramenta emula instruções x86 e passa as chamadas da API do Windows para o kernel do WinRT, com as devidas modificações para que seja possível a sua execução. É assim que todo o processo se torna possível. O autor desta ferramenta convida-o a testar o funcionamento deste emulador e a colaborar com a sua melhoria, reportando aqui aplicações que funcionam ou não.