Pplware

Cuidado com o Windows Movie Maker! Há uma versão falsa

Foi em janeiro de 2017 que a Microsoft acabou com o Windows Essentials. Do pacote fazia parte o Windows Movie Maker que continua disponível para download nalguns sites. Há, contudo, uma versão modificada do software tem vindo a ser distribuída com o objetivo de roubar dinheiro aos utilizadores mais distraídos.

Este esquema, que já não é novidade, foi impulsionado recentemente graças à otimização para motores de pesquisa do site dos impostores.


O website que está a espalhar o software modificado, ‘windows-movie-maker.org’, é um dos primeiros resultados que se obtém quando se procura “Movie Maker” ou “Windows Movie Maker” tanto no Google, como no Bing (os dois motores de pesquisa mais usados no mundo)

Segundo a empresa de segurança ESET, os seus produtos de segurança detetam o esquema como Win32/Hoax.MovieMaker e bloqueiam o website que o distribui. A ESET já alertou tanto a Google como a Microsoft sobre a natureza fraudulenta do website, que foi registado em 2010.

 

Como funciona o esquema

Quando os utilizadores instalam o software distribuído pelo website fraudulento, deparam-se com um Windows Movie Maker aparentemente funcional. No entanto, ao contrário do Windows Movie Maker oficial e gratuito da Microsoft, esta versão apresenta-se como uma versão de teste que precisa de ser atualizada para a versão completa de forma a oferecer todas as funcionalidades.

O software solicita repetidamente ao utilizador que compre a versão completa, primeiro quando o programa é iniciado, e mais tarde quando o utilizador tenta gravar um novo documento. Neste segundo caso, o utilizador é impedido de continuar, dando a entender que gravar um documento é uma funcionalidade paga. O preço para a atualização falsa é de 29,95 dólares, uma quantia apresentada como tendo 25% de desconto no website dos impostores.

 

Como se proteger do esquema

Se já instalou o Windows Movie Maker modificado, desinstale-o e execute uma análise ao seu sistema utilizando uma boa solução anti-malware.

Para evitar ser vítima de esquemas semelhantes, utilize sempre fontes oficiais para obter software. Se precisar mesmo de um programa que foi descontinuado pelo criador original, certifique-se que usa uma solução de segurança fiável para detetar e bloquear conteúdo malicioso, considere usar o substituto oficial do software descontinuado (neste caso, o Windows Story Remix) e não pague por software gratuito que não apresente explicitamente informação sobre eventuais custos.

Via ESET

Exit mobile version