Agora que já temos publicada a versão final do Windows 7 é hora de prepararmos a migração do nosso sistema operativo actual.
E como não é desejável que tenhamos problemas depois do Windows 7 instalado, nada melhor que usar uma ferramenta disponibilizada pela Microsoft para avaliarmos o nosso PC e aferirmos da sua capacidade para esta migração.
E essa ferramenta chama-se Windows 7 Upgrade Advisor Beta. Com esta ferramenta ficamos a saber quais as reais hipóteses de ter surpresas após a instalação.
Depois de instalada e iniciada a ferramenta vai fazer um scan ao vosso PC para verificar qual o software que têm instalado e qual o hardware que o compõe.
Após isso, consulta a Microsoft para verificar se existe alguma incompatibilidade e apresenta-vos o resultado. Na janela inicial apenas vos é indicado o que a ferramenta se propõe a fazer, sendo apenas necessário mandar avançar o software
Lembrem-se no entanto que devem ter todo o hardware presente e ligado para que seja detectado e verificado.
O processo de verificação demora alguns minutos a efectuar todas as verificações pelo que devem aguardar. Podem sempre acompanhar o processo através da barra progresso.
Findo este processo é-vos apresenta na mesma janela os resultados da pesquisa efectuada.
E são abrangidos 3 tópicos. Requisitos de Sistema, Dispositivos e Programas.
Cada um deles tem uma zona específica no relatório que deve ser consultado e verificado por forma a que sejam identificados os problemas.
É possível guardar o resultado deste teste por forma a que seja verificado mais tarde. O formato com que é guardado é .mht, e pode ser visionado no Internet Explorer.
Aconselho vivamente que efectuem este teste antes de instalarem de forma definitiva o vosso Windows 7 sob pena de detectarem problemas no final da vossa mudança.