Pplware

Windows 7 RC já disponível

Microsoft lança hoje ao público a RC do novo Windows 7 Ontem, na apresentação à comunicação social do novo Windows 7 RC, a Microsoft Portugal declarou-se satisfeita com o seu novo Windows.

Muitos números, muitas esperanças mas uma única certeza: este Windows agrada ao consumidor, agrada aos parceiros comerciais, agrada à critica e agrada à própria Microsoft.


Por todo o mundo, a Microsoft fazia o mesmo, apresentou a sua nova oferta ao mercado onde foi deixando valores (ref. a Portugal) como: 100 mil downloads da versão Beta, 10 mil DVD’s entregues em mão em eventos pela Microsoft, 90 beta-testers do Windows 7 RC em português (segundo a MS Portugal foi o país com maior número de participantes) e milhares de linhas escritas com notas favoráveis à versão beta do Windows.


Hoje é o dia do lançamento ao mundo

Começaram também a ser veiculadas datas do possível lançamento do Windows 7, mas a Microsoft não se compromete com datas, deixando isso noutro nível. Este nível está intimamente ligado com a disponibilização de equipamentos, por parte de parceiros estratégicos. Lembro que a grande novidade do Windows 7 é a sua capacidade de interagir com os novos PC’s Multi-touch, tecnologia ainda em fase de conclusão.

Além disso, há uma meta bem delineada por parte dos responsáveis do Windows 7: 0 problema de incompatibilidade.

A Microsoft não lançará o seu novo Windows se não estiverem totalmente resolvidos os problemas de incompatibilidades com software e hardware mais antigo, isso é um ponto de honra para a empresa de Redmond.

Falou-se muito no esforço de desenvolvimento deste sistema operativo. Foi o mais caro de sempre. Há valores que comparam o desenvolvimento do Windows 7 a expedições da NASA à lua e ao que parece não deverá haver grande erro de cálculo.

O Vista como ponto de partida

É óbvio que este Windows 7 é em grande parte derivado do Windows Vista. Aliás ao nível do Kernel, este é um Windows que recebe o Kernel do Vista e este foi limpo de linhas repetidas e chamadas multiplicadas e onde foram depois escritas muitas mais linhas de código (kernel modular permitindo desenhar novos sistemas operativos a partir deste).

Então não deveria ser mais leve, logo ter menos linhas de código?

Não, a optimização passou por limpar milhares de linhas de código onde se verificavam repetições mas com a inclusão de novas funções (como o multi-touch) foram acrescentadas milhares a mais do que as existentes no Windows Vista.

Então está mais leve?

Sem dúvida, ao ponto de o podermos colocar nos netbooks onde anteriormente os OEM’s recusaram o Vista e continuaram a apostar no Windows XP já com o seu prazo de validade largamente ultrapassado.


Novo Magalhães com o Windows 7

Ontem pudemos também ver ao vivo o novo Magalhães, já equipado com o Windows 7 e assistimos a uma performance interessante.


Não era “ainda” uma performance desejável, mas também ambos os produtos ainda se encontram em fases de teste.

Novidades mais sonantes:

Windows XP Mode (apenas disponível na versão Professional, Enterprise e Ultimate) – Como já falamos, este sistema irá virtualizar de forma transparente um Windows XP dentro do Win7 permitindo correr todas as aplicações e drivers que estejam incompatíveis com o Windows 7.

Bom, aqui só vejo um problema, nesta fantástica ideia: então as máquinas mais antigas conseguirão correr o Windows 7 com este componente de virtualização?

Creio que não. Haverá muitas máquinas que até podem correr o Windows 7 com um desempenho aceitável (quase com a mesma performance que o XP) mas com este módulo dificilmente terão sucesso.

Mas por outro lado, uma empresa poderá usar uma aplicação desde que responda ao que necessita sem ter de a actualizar. Isto irá evitar que as empresas paguem novas actualizações dos seus programas somente para estas estarem compatíveis com o sistema operativo.

Esta nova forma de usar as aplicações poderá agradar a uns mas irá desagradar às empresas que produzem e comercializam software!

Windows Multi-Touch – A inovação nos sistemas operativos. Podemos dizer que a ideia não é virgem, mas será certamente a escala a que se propõe expandir esta tecnologia. Utilizando como experiência o Surface, a Microsoft desenvolveu um sistema operativo capaz de revolucionar a forma como utilizamos o nosso computador… e admirem-se mas funciona muito bem!!!

Remote Media Streaming – É a parte de entretenimento que a Microsoft sempre impulsionou. Esta nova funcionalidade irá permitir aos utilizadores ter acesso a conteúdos multimédia existentes noutras máquinas com o Windows 7. Estas descarregaram esses conteúdos utilizando técnicas streaming para aligeirar o processo.


Sistema de Pesquisa – Aqui a Microsoft não se poupou a esforços. O novo ou renovado sistema de pesquisas está fantástico. Podemos agora com o campo de pesquisa procurar dentro dos documentos existentes nos explorador, no mail. Podemos encontrar componentes, ferramentas, funções… acho que se pode encontrar tudo a uma velocidade (agora sim) útil.


BitLocker To Go – Esta ferramenta já existia no Windows Vista. Foi uma das pérolas que a Microsoft deu a conhecer no Vista e que nunca teve uma grande projecção. É uma ferramenta que permite encriptar todo o conteúdo do nosso disco, impedindo em caso de perda do computador, que terceiros possam recuperar o que lá temos dentro.

Para aumentar a utilidade desta ferramenta e visto que a nova tendência é termos mais informação em dispositivos de armazenamento externo USB, a Microsoft estendeu essa protecção a esses mesmos dispositivos, fazendo assim uma protecção também às pensUSB, discos rígidos externos e todos os componentes que existem para esse fim.


Internet Explorer 8 – Este é o primeiro passo que a Microsoft dá, na aceitação dos standards. Não será uma novidade pois já falámos aqui no que poderá contar, mas é a forma como a Microsoft o encara. Para já estão a compatibilizar anos de desenvolvimento para o IE6 (muitas páginas para compatibilizar) e posteriormente irão potenciar este browser com tecnologia onde se pretende que venha a ser o mais rápido em todos os cenários.

Na minha opinião, este IE8 é a passagem para um browser do futuro. o IE9 será, esse sim, quem poderá bater a actual concorrência da Mozilla e Opera.

Falou-se de vários outros produtos, estou-me a lembrar do Morro. Este antivírus que a Microsoft irá oferecer num pacote de aplicações Live, aliás já o conhecemos , falámos nele aqui.


Falou-se do próximo Windows 8 já em desenvolvimento, falou-se muito do sistema Cloud e nas aplicações Microsoft também já em fase de criação, tudo isto terá uma forma ligação ao Windows 7. Podemos então contar com uma vasta lista de outras novas funcionalidades que serão agregadas ao Windows 7 durante a sua vigência.

Podem hoje descarregar o Windows 7 RC dos servidores da Microsoft. Esta versão é a build 7100 já conhecida por nós e agora disponível oficialmente.

Artigos relacionados:


Licença: Betaware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Windows 7 RC Build 7100 PT-PT | PT-BR | EN-US 32 – 64 [2.40GB]
Homepage: Windows 7

Exit mobile version