Pplware

Cuidado! Cópia de segurança do WhatsApp no Google Drive não está encriptada

O WhatsApp é um serviço muito completo que permite ter conversas cifradas, tanto por mensagem como por chamada. Num mundo, onde cada vez mais as pessoas valorizam a sua privacidade esta é uma funcionalidade que interessa a muita gente.

Recentemente, o WhatsApp notificou os seus utilizadores para chamar à atenção que tanto as mensagens como o conteúdo multimédia, cuja cópia de segurança esteja em servidores da Google, não estará cifrada.


A empresa Facebook, à qual pertence o WhatsApp, fez um acordo com a Google para permitir que os utilizadores guardem a cópia de segurança das suas conversas no serviço Cloud da empresa, o Google Drive.

Até ao momento um utilizador do WhatsApp podia utilizar o serviço Cloud da Google até atingir os 15GB oferecidos pela gigante tecnológica. Mas, a partir de 12 de novembro deste ano, a empresa passará a oferecer armazenamento nos seus servidores sem quaisquer limitações. Isto pode parecer boas notícias, mas existe aqui algo mais.

Quem coloca a privacidade acima da conveniência, não gosta de cópias de segurança online, independentemente de quem controle os servidores. Para além disso, mesmo que a Google mantenha as cópias de segurança do WhatsApp cifradas nos seus servidores, também possui a chave de acesso. Portanto, esta privacidade e segurança que tenta atingir é falsa.

No entanto, é provável que muita gente tire partido desta funcionalidade se não se importar de ter a os seus dados guardados nos servidores da Google. Mas, cada utilizador pode escolher se quer ou não guardar a cópia de segurança no Google Drive. Esta é mais uma funcionalidade e o WhatsApp não pretende forçar ninguém a utilizá-la.

Ainda assim, a cópia de segurança no Google Drive é uma maneira fácil e rápida e guardar o seu histórico de conversas e garantir que não perde dados se, porventura, mudar de dispositivo. Falta ainda mencionar que um porta-voz da Google afirmou que quaisquer cópias de segurança que não sejam atualizadas durante um ano serão eliminadas dos servidores da empresa.

No passado, o método de encriptação do WhatsApp foi questionado pelas autoridades, mas a equipa do serviço de mensagens instantâneas afirmou que o conteúdo está verdadeiramente cifradas e não pode ser seguido. Neste momento, depois de ler esta notícia, está tudo nas suas mãos.

Confia na Google?

Exit mobile version