Pplware

Wavosaur, o editor de áudio que não se mede aos palmos

A edição de áudio nunca foi tão necessária como nos dias de hoje. Seja para utilização profissional seja para uma edição caseira de música, o facto de podermos dispor de áudio segundo as nossas necessidades e editado por nos mesmos é uma grande vantagem.

Assim, gostaria de apresentar o Wavosaur, um editor de áudio fora do comum que transborda um conjunto de funções úteis aliadas ao seu pequeno tamanho de pouco mais de 500KB. Vamos conhecer?

Antes de tudo comecemos pelos formatos reconhecidos e que nos é dada a possibilidade de poder editar. Entre eles estão os conhecidos WAV, MP3, OGG, AIFF, IFF, AU, SND, VOX, VOC e até mesmo WVV. Caso prefiram, poderão gravar o vosso próprio som em diversos formatos através da captura do microfone ou da linha de entrada, caso possuam uma.

Com o Wavosaur temos à nossa disposição uma ferramenta capaz de editar o um ficheiro de áudio de muitas maneiras diferentes. Podemos, por exemplo, destacar uma secção indesejada com o rato e até mesmo excluí-la. Por outro lado, podemos copiar e colar trechos de áudio de um lugar para outro no mesmo ficheiro ou em outros diferente. Ou ainda, podemos misturar amostras que editemos em conjunto para produzir algo novo.

As possibilidades e funcionalidades são mais do que muitas e os efeitos podem vir a dar jeito em qualquer altura: o áudio pode ser ajustado ou normalizado, podemos aplicar um Fade in ou out ao som com cinco diferentes métodos; podemos também alterar o som do ficheiro através de um resample, reversão de áudio ou mesmo converter tudo para stereo ou mono. Em tanta variedade de funções, chegamos mesmo a encontrar uma opção que tenta remover os vocais de uma faixa, permitindo produzir uma versão A capella personalizado. Se o material de origem não é adequado, então isso pode falhar terrivelmente, mas em nossos testes, muitas vezes, entregues resultados realmente impressionantes.

Para aqueles utilizadores que gostam de ir mais longe ou até mesmo as suas necessidades são algo mais PRO, tudo foi pensado. Os mais variados efeitos e ferramentas de análise áudio estão à disposição com a grande vantagem de total compatibilidade com os plugins ASIO e VST.

Pessoalmente, que durante muitos anos trabalhei com o Soundforge, e se não me engano comecei com a versão 4, considero que esta interface do programa nem sempre é a mais intuitiva mas sem dúvida que o dito popular “a prática é amiga da perfeição” nunca fez tanto sentido e com o tempo começamos a habituar-nos melhor ao programa.

Aos nossos leitores peço que não se intimidem logo à primeira vista, especialmente os novatos no campo. Com um pouco de tempo e paciência tudo se aprende na edição do áudio. Sem dúvida que se trata de um editor promissor e capaz, com uma abundância positiva de funções essenciais. Dominar o programa? Pode demorar mas não é impossível!


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Wavosaur 1.0.7.0 | Via KeroDownload [257 KB]
Homepage: Wavosaur

Exit mobile version