Pplware

WampServer 2.0i – Apache + MySQL + PHP no Windows

Quando necessitamos de criar sites/conteúdos Web, temos de possuir um ambiente de desenvolvimento que possua suporte para as tecnologias nas quais vamos desenvolver os nossos sites.

O WampServer é um ambiente de desenvolvimento WEB (semelhante ao XAMPP) do qual fazem parte o Apache, MySQL e PHP.

Através deste pacote de software, qualquer utilizador conseguirá colocar em funcionamento um servidor WEB completo, sem qualquer configuração adicional.

Para quem não sabe, o Apache Web Server foi criado em 1995 por Rob McCool, que na altura era funcionário da NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Este servidor web é distribuído numa variedade de plataformas impressionante, deste o Windows, Linux, Novel, Mac, OS/2 BeOS e etc. O PHP é uma linguagem de programação para server-side scripting e o  MySQL Base de dados open source mais popular. O PHPMyAdmin permite gerir facilmente (via browser) as base de dados.

O WampServer 2.0i traz incluído:

Funcionalidades do WampServer 2.0i

Como começar

Depois de efectuar o download da aplicação (aqui) basta mandar instalar.

Será necessário definir onde vamos instalar o Wampp.

Após instalação, basta acedermos ao ícone posicionado na barra de tarefas, para usufruirmos das funcionalidade do WampServer.

Vamos testar a página por omissão (carregar em Localhost), para verificar se está tudo a funcionar.

Nota importante: O directório (definido omissão) onde podemos colocar os nossos sites é: C:\wamp\www. No caso de colocarem um site dentro da pasta pplware, o acesso via browser a esse site deverá ser feito da seguinte forma: http://localhost/pplware.

Agradecimento ao Nuno Amaral pela dica


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: WampServer 2.0i [16 MB]
Homepage: WampServer

Exit mobile version