Hoje em dia existem ferramentas para tudo e mais alguma coisa! A variedade é tanta que começamos a perder a noção entre as boas e más ferramentas, ou pelo menos no meu caso noto que se torna difícil a cada ano que passa diferenciar o «trigo do joio», mas às vezes ainda consigo ser surpreendido e exemplo disso mesmo é o VSDC Free Video Converter.
Estamos perante uma ferramenta completa e altamente configurável que nos permite converter vídeos de um formato para outro. O programa suporta uma ampla gama de formatos de vídeo populares: AVI, MPEG, MP4, WMV, FLV, MKV, RM / RMVB, 3GP / 3G2, H.264 / AVC, AVCHD / MTS / M2TS, TOD / MOD, TS e muito mais, podendo ainda lidar com todo o tipo de vídeo habitual e codecs de áudio, incluindo DivX, H.264 / AVC, MP3, AAC e assim por diante. Mas há mais nesta ferramenta, pelo que fica o convite para a conhecer um pouco melhor…?
O funcionamento da VSDC Free Video Converter é simples. Uma vez que os nossos ficheiros tenham sido importados podemos escolher o dispositivo onde gostaríamos de os reproduzir: um PC, DVD, iPod, PSP, smartphone, enfim as possibilidades são mais do que mais bastande depois escolher os formatos de saída suportados para esse dispositivo.
De seguida, há que eleger um perfil standart para o formato de saída, que irá definir a resolução e qualidade do vídeo final. Uma coisa é certa, não temos de nos preocupar com as configurações específicas deste ou daquele formato pois o VSDC Free Video Converter fá-lo por nós de forma padrão. Contudo, para os mais «picuínhas» nalguns aspectos, entre outras funções podemos seleccionar a qualidade que pretendemos imprimir aos nossos vídeos, desde alta até à baixa qualidade, como é óbvio.
Existem ainda outras opções, também, como por exemplo o facto de podermos cortar a fonte do vídeo num editor interno, por exemplo, o que nos permite exportar apenas a parte do vídeo que pretendemos ou até combinar vários clipes de vídeo num só. Quando tudo estiver terminado basta converter para o formato desejado através da exportação e gravar para CD/DVD, etc.
Na minha opinião pessoal, esta é uma ferramenta promissora apresentando uma grande variedade de «energias» no campo da conversão e edição de vídeo, contudo fico com a impressão que às vezes não é assim tão fácil encontrar esta ou aquela opção que precisamos aplicar, mesmo quando elas estão lá.
Se os estimados leitores e leitoras permiterem o meu conselho, eu talvez diga que se as vossas ferramentas de conversão de vídeo normais e regulares vos continuam a satisfazer então prossigam com as mesmas, porém, que querem experimentar algo novo, talvez uma lufada de ar fresco neste campo, o VSDC Free Video Converter pode valer a pena conhecer por se tratar de um aplicativo tão capaz quanto completo.