Pplware

VLC já está na loja de apps do Windows 8!

Um dos softwares mais esperado para a nova interface do Windows era o VLC. Este leitor universal de ficheiros multimédia, considerando por muitos como o melhor do seu segmento era uma das ferramentas mais pedidas e mais desejadas por todos os que querem fazer do Windows 8 o seu sistema operativo de eleição e a ModernUI a interface mais usada.

Em desenvolvimento já há algum tempo, chega finalmente à loja de aplicações do Windows, mas ainda não é totalmente universal. Para já apenas pode ser usado no Windows 8.1, tendo ficado de fora por agora a versão RT.

O leitor de vídeo que tem a boa fama de ler todos os tipos de ficheiros, por mais raros e estranhos que sejam, está finalmente disponível na loja de aplicações do Windows para ser usado por todos.

Mas como era esperado e até anunciado, esta primeira versão do VLC está limitada a ser usada apenas no Windows 8.1 destinado aos processadores Intel e AMD.

Mais tarde será lançada a versão para Windows RT, que requer desenvolvimentos mais profundos e uma estrutura totalmente nova da aplicação, apesar da imagem do programa ser similar.

Esta nova versão do VLC é destinada a todos os que pretendem usar maioritariamente a ModernUI, estando preparada para se integrar perfeitamente nela.

Para já a versão que foi disponibilizada na loja do Windows é ainda uma versão de testes e não tem a totalidade das funcionalidades esperadas e funcionais.

Para além da falta de suporte para o Windows RT, o suporte para legendas ainda não está totalmente terminado e a própria codificação de vídeo é mais lenta que a versão desktop.

A ideia de disponibilizar esta versão, mesmo com estas limitações, destina-se a que possa ser testada por todos os que quiserem e para que sejam descobertos problemas e situações a necessitar de serem revistas e corrigidas.

anterior próxima

Se esperavam a chegada do VLC à ModernUI do Windows 8 então esta acabou! Podem instalar já a versão que foi disponibilizada e ver o que tem estado a ser tratado e trabalhado nos últimos meses.

Ainda é uma versão beta e com alguns problemas visíveis, mas permite já que usem o VLC da forma que se habituaram a usar nas mais diversas plataformas.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8.1
Download: VLC [9,8 MB]
Homepage: VLC

Exit mobile version