Pplware

Vista – Controle os pontos de restauro

Os pontos de restauro e a possibilidade de restaurar o sistema para uma determinada data, onde o nosso computador estava operacional, proporcionou um salto tremendo nas opções de segurança do Windows.

No Windows Vista, a ferramenta que conhecíamos do Windows XP foi “redesenhada”. Bom, não sei se foi para melhor, mas tem uma forma diferente de criar pontos de restauro.

Como a aplicação é gerida pelo sistema operativo, esta apenas cria pontos de restauro quando o sistema lhe ordena. Na minha opinião, nós utilizadores, deveríamos ter ali à mão uma ferramenta para gerir esse “timming”. CSRF (Change System Restore Frequency) é uma ferramenta que lhe permite alterar a frequência com que o Windows faz os pontos de restauro.

Manualmente poderíamos ter acesso a esse controlo utilizando o registo do Windows. Se navegar até: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SystemRestore.

… encontrará aqui dentro as várias chaves que controlam a cadência de criação desses pontos.

Mas estava a falar do CSRF, pois é muito mais simples agendar pontos de restauro sem ter de abrir o registo do Windows.

Não necessita de ser um expert para dominar esta pequena ferramenta, apenas defina o intervalo de tempo e aplique os valores que colocou no campo dos dias, horas, minutos e segundos, depois carregue no botão “Change System Restore Frequency” e pronto já está!

Esta opção, no Windows Vista pedirá permissões de administrador, caso não as tenha não conseguirá activar a aplicação. No Windows XP deverá ter instalado o .NET Framework 2.0.

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista Download: CSRF 1.0.0.0 [121.35KB] Homepage: Vista4beginners

Exit mobile version