Pplware

VirtualDJ, o poder da mistura nas suas mãos

Ter como profissão a arte de DJ, Disco-Jóquei, é hoje uma realidade com os pés bem assentes na terra. Ao contrário do passado, uma carreira como misturador profissional de áudio tornou-se atingível sempre e quando estejamos acompanhados pelas ferramentas mais acertadas e, claro, tenhamos o gosto música adequado ao nosso público.

Como nem todos podemos ser profissionais, e há quem goste de misturar como hobby ou simplesmente por diversão em sua casa, apresentamos o VirtualDJ: um software de DJ para PC e Mac que nos transforma quase instantaneamente em profissionais DJs com toda a nossa colecção de música digital.

Podemos definir o VirtualDJ como algo muito mais superior que um mero player de média, estilo iTunes, pois neste caso estamos perante uma ferramenta que permite “misturar” as nossas músicas favoritas ao conseguir tocar duas ou mais faixas ao mesmo tempo. O ajuste da velocidade da música para corresponder entre ritmos, a aplicação de efeitos como loops, crossfade de um lado para o outro, o scratch, flanger, echo, efeitos de “beat-aware” mais modernos como beatgrid, cut de som, loop-roll entre outros efeitos conferem as características que se depositam na arte da mistura manual.

O VirtualDJ permite organizar a nossa colecção de faixas, inclusivamente por grupo de forma a facilitar o seu reconhecimento mais tarde em especial através de filtros que nos dão a hipótese de encontrar as músicas mais recentes, os hits do momento, as músicas com uma determinada batida por minuto (BPM), a escala da música, etc. Mas, em caso de emergência nos falte alguma faixa específica, o VirtualDJ pode descarregá-la directamente da Internet embora esta função seja um extra pago.

O facto de se tratar de um software famoso em todo o mundo tornou-se possível que com os milhões de relatórios automáticos que a marca vai recebendo todos os dias dos seus utilizadores o VirtualDJ oferece conselhos significativos sobre quais músicas que outros DJs consideram interessantes para adicionar ao nosso set.

Nas últimas versões do VirtualDJ os seus autores decidiram ainda incorporar e têm vindo a aperfeiçoar a reprodução não só de faixas áudio mas também de vídeo e até mesmo karaoke para aquelas festas que requerem mais animação que somente o DJ. Em boa verdade, o VirtualDJ vem apetrechado com um vasto conjunto de efeitos de vídeo e transições para podermos dar largas à nossa imaginação. Os utilizadores mais originais poderão fazer verdadeiras maravilhas com todas estas funções.

Outra importante mais-valia deste gratuito software para uso caseiro é a sua compatibilidade com a maioria dos controladores de DJ que existem no mercado. Basta ligar o nosso controlador favorito para estar ligado e poder adaptá-lo às nossas necessidades, graças a uma bem desenhada linguagem “VDJScript” que acaba por permitir ajustar quaisquer funções, inclusive na interface. Se for nossa intenção alterá-lo, o site da aplicação deixa à disposição centenas de interfaces personalizados que substituem o padrão.

Em suma, podemos afirmar com toda a segurança que a versão 8 tornou-se num ponto de viragem, um marco significativo, na história do VirtualDJ. Superior às versões 5, 6 e 7 a adição de recursos significativos de vídeo, até 99 decks, conteúdos ilimitados além de ter sido totalmente reescrito tornaram o VirtualDJ ainda mais apetecído sempre indo de encontro às necessidades de DJs e produtores.

Entre os vários recursos podemos encontrar:

SANDBOX

Um dos mais atractivos recursos. É uma função exclusiva do VirtualDJ 8, o Sandbox é um recurso que ajuda a preparar a próxima mistura enquanto o público ainda está a escutar a música anterior. O sandbox permite saltar para o final da faixa actual e tentar misturar para a próxima faixa, escutando o resultado apenas nos nossos phones até encontrar o ponto de saída ideal. Uma vez desactivado é só esperar calmamente para chegar ao ponto definido.

SAMPLER

A versão 8 permite tocar um número ilimitado de samples simultaneamente. Os samples podem ser áudio, vídeo ou ainda imagens. O sampler agora tem acesso através da lateral, onde podemos seleccionar qualquer base de dados e arrastar e largar directamente nas slots. O sampler também tem um banco especial chamado “modo de remix”, que transforma os samplers à nossa escolha como almofadas entre músicas, isto é, o VirtualDJ irá automaticamente detectar e preencher os remix de pontos com as quebras na nossa música. Estes podem também podem ser, obviamente, editados.

SOUND ENGINE

No VirtualDJ 8, todos os componentes áudio internos foram reescritos para aproveitar todo o poder dos computadores modernos e dar-lhe um som cristalino. O som do motor interno processa tudo em alta qualidade de áudio de 32 bits, mas o SampleRate interno pode ser ajustado nas opções. A ter em conta que o ideal é o uso de 44100: no caso de usar ficheiros de áudio que tenham sido gravados com 44100 (como arquivos de MP3), ou 48000 caso utilize principalmente vídeos de alta definição que têm na sua faixa de áudio em 48000. Definir um SamplerRate mais elevado do que os ficheiros que estamos a tocar irá resultar, sem dúvida, numa menor qualidade de som, nunca superior.

EXPLORER

O navegador no VirtualDJ 8 como muitas melhorias em comparação com a versão v7. O navegador agora exibe três zonas: as pastas, a arquivo e a visualização “lateral”. A vista lateral pode exibir e facilmente alternar entre várias pastas úteis ou listas especiais. Entre as listas especiais estão a listagem de automix, a lista de karaoke, um bloco de rascunho, chamado “side list” e o samples. Mas devemos ter em conta que é sempre possível arrastar e soltar qualquer pasta para a lateral e incluí-la lá, ou até mesmo criar botões de atalho para várias pastas, navegando entre eles com um clique.

EFEITOS

A página de efeitos já não é um “substituto” do navegador, em vez disso é um painel como a lista de reprodução. Estas páginas de efeitos também pode ser desencaixadas e tornar-se janelas flutuantes que podem ser movidas em redor do programa. A selecção de efeitos agora é feita através do botão de efeito sobre a skin em cada um dos decks. Além disso, nesta versão, os efeitos podem ser aplicados para uma plataforma específica, ou para a saída master.

EDITORES

Um das grandes novidades no VirtualDJ 8, é a sua infinidade de editores embutidos, como por exemplo:

A nossa opinião

Se os leitores me permitem a opinião, pessoalmente nas minhas actuações uso o Traktor 2 da Native Instruments face ao hardware que possuo. Já o nosso colega autor Edgar Clérigo é um fervoroso fã deste software. Sem dúvida que vou começar a dar mais importância a este software embora também reconheça que a mudança nem sempre é fácil especialmente, como disse, devido ao hardware utilizado.

As últimas versões, dentro da 8, têm mostrado um grande crescimento e adaptação, jutsificando o VirtualDJ como um dos softwares mais usado por milhões de pessoas todos os dias, podendo ser usado tanto para actuações ao vivo em clubes e estádios grandes, como casamentos, festas privadas, ou apenas para treinar em casa.

NOTA: é importante nunca esquecer que por muito bom que seja o software é sempre a capacidade de discernimento do DJ que conta, seja no set, seja na playlist, seja na interpretação do público que está a entreter….

Licença: Gratuito para testar
Sistemas Operativos: Windows 10, Windows 8, Windows Vista 64-bit, Windows 7, Windows 7 64-bit
Homepage: Atomix Productions
Download: Opção 1 | Opção 2

Exit mobile version