Os problemas de segurança dos nossos computadores têm vindo a tornar-se cada vez mais preocupantes. A facilidade com que um PC fica infectado com um vírus ou outro tipo de malware é estonteante. Basta introduzir uma pen com um vírus escondido e, caso não tenhamos uma ferramenta que nos proteja, estamos infectados numa questão de segundos.
O problema das pens usb, e outros media do mesmo tipo, está relacionado com a funcionalidade de Autorun, que permite que estes media sejam executados de forma automática sem qualquer intervenção por parte do utilizador. Este problema é de tal forma grave que a própria Microsoft começou a alterar esta função no Windows. Depois da Panda ter disponibilizado uma ferramenta para proteger os utilizadores, é a vez da Bitdefender disponibilizar também uma ferramenta similar, o USB Immunizer.
O USB Immunizer apresenta-se agora com um aspecto mais suavizado bastando detectar qualquer pen usb conectada ao nosso PC para podermos aplicar a imunização e, pelo menos, contribuir para uma melhoria da nossa segurança.
O procedimento do Immunizer é básico: corremos o programa que é totalmente portátil e corre a partir de qualquer PC sem necessidade de instalação. A seguir conectamos uma qualquer pen drive e clicamos no icone estilo USB a vermelho. Se tivermos várias pens ligadas ao mesmo tempo o Immunizer reconhecerá todas. Uma vez clicado o ícone a ferramenta desabilita o processo de execução automática do Autorun. Desta forma, mesmo que esse dispositivo tenha estado ligado a um computador infectado, não vai ser possível a execução automática de qualquer software a partir da pen.
Esta forma de protecção individual permite-nos analisar e prever as nossas pens mais propensas a ter algum tipo de vírus, criando uma barreira protectora, mantendo funcionalidades nas que pretendem e entendem ser de confiança.
Nas configurações do Immunizer existe um modo mais abrangente e, por isso, quiçá considerado mais seguro: o modo de desactivação geral do Autorun. Ao ser activado este modo conseguimos inibir a execução automática do Autorun em TODO o nosso computador. Nenhum dispositivo que liguemos numa porta USB vai ter essa capacidade. De notar que os CD’s ou DVD’s estão excluídos desta lista de dispositivos protegidos.
Sem dúvida que o USB Immunizer, na minha opinião, é uma ferramenta útil e que pode ser utilizada de forma isolada em qualquer PC que queiram proteger. É simples de usar e não requer qualquer configuração base.
Esta ferramenta permite que tenham uma protecção adicional para prevenir uma das forma mais usadas para a transmissão de vírus e outros perigos para o vosso PC. Tenham em conta que apesar de ser bastante útil e de se tratar de uma ferramenta disponibilizada pela Bitdefender, o USB Immunizer não nos pode garantir uma protecção total. é apenas uma forma de segurança adicional. Devem munir-se de um bom anti-vírus e de outras ferramentas associadas à vossa protecção.