Pplware

Um Start Menu para o Windows 8 pelas mãos da Pokki

As alternativas ao ausente menu Iniciar do Windows 8 começam a surgir a um ritmo maior do que quando o Windows 8 foi apresentado. A razão disto é a disponibilização da versão final deste SO e do fechar das alterações que foram sendo introduzidas.

A mais recente alternativa a este menu iniciar vem da parte do Pokki, um velho conhecido do Pplware. Esta evolução promete muito mais do que o Pokki inicialmente nos deu e podemos estar frente a frente com a alternativa definitiva.

O Pokki foi apresentado em 2011 e prometia ser uma pequena revolução na forma como usaríamos as webapps. O tempo passou e o Pokki evoluiu para algo que nunca esperaríamos ver, mas que aceitamos de bom grado.

Se se recordam, o Pokki dava acesso a um conjunto de webapps que se integravam com o Ambiente de Trabalho e com a Barra de Tarefas, evitando que tivéssemos o browser abertos nos sites do costume e permitia ainda o acesso a outras funções, sempre através de webapps.

Com a chegada do Windows 8 o desenvolvimento do Pokki levou uma alteração grande e passou a disponibilizar também algo que faltava nesta versão do Windows e que os utilizadores pediam, o sempre presente Menu Iniciar.

Esta nova versão do Pokki disponibiliza então a funcionalidade de termos disponível o Menu Iniciar completo, misturado com o acesso às WebApps que estávamos habituados a ter.

A mistura de funcionalidades que agora temos mostra-se equilibrada e fácil de usar, tendo de um lado o acesso às funções do Menu Iniciar, o centro as WebApps e à direita os alertas de emails e mensagens.

A utilização da vertente Menu Iniciar mostra um comportamento em tudo similar ao que estamos habituados a usar. Em vez da Orb temos disponível o símbolo do Pokki e é através dele que acedemos ao menu.

Aí encontramos o acesso às aplicações instaladas e às zonas principais do sistema operativo. Só temos de lhes clicar e navegamos pelas aplicações ou somos enviados para as pastas respectivas.

Está também disponível uma zona de pesquisa, no topo, que nos permite procurar por ficheiros na nossa máquina ou na Internet. Basta escrever o texto pretendido e a pesquisa mostra os resultados de imediato.

Temos também acesso a outras funções, tal como o acesso à Modern IU ou às funções de desligar/hibernar a maquina, troca de utilizador ou bloquear a máquina.

As definições do Pokki são acedidas através do menu de contexto a que acedemos com um clique direito do rato em cima da nova Orb e aí podemos encontrar várias opções disponíveis.

Podem alterar a localização dos alertas, como será a integração com o Windows 8, com a Modern UI e como funcionará o próprio Pokki.

Naturalmente que a base do Pokki está ainda presente e cada uma das WebApps que forem instaladas ficam de imediato disponíveis na barra de Tarefas para utilização diária e sem terem de chamar o Menu Iniciar.

A sua instalação pode ser pode ser feita agora directamente neste novo menu Iniciar ou podem aceder à App Store do Pokki.

Usem esta alternativa para terem disponível o Menu Iniciar ao mesmo tempo que conseguem usufruir das funções que o Pokki já disponibilizava.

É um conceito e uma mistura muito interessante de funções e, para todos os que continuaram a usar o Pokki, é o casamento perfeito.

Testem o Pokki, relembrem o que ele vos proporcionava e passem a ter novamente o Menu Iniciar no Windows 8.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: Pokki Start Menu [800KB]
Homepage: Pokki Start Menu

Exit mobile version