As pens USB e discos rígidos (externos) são, atualmente, dispositivos que ainda continuam a ter a sua importância. Além da elevada capacidade de armazenamento, da velocidade e do tamanho estes pequenos equipamentos podem, por exemplo, servir para executar um sistema operativo.
Para quem precisar de ter mais do que uma distribuição Linux (e não só) numa Pen USB há ferramentas que simplificam o processo. Vamos conhecer algumas delas.
#1 – WinUSB
De acordo com o site oficial do projeto, o WinUSB é a ferramenta mais simples para criar Pens USB Multiboot. Esta ferramenta é gratuita e todo o processo envolve apenas três passos:
- Escolher a drive associada à Pen USB
- Indicar se o sistema está numa ISO ou DVD
- Escolher a versão do Windows a instalar (suporte para Windows 7, 8 e 10)
#2 – WinCD
MultiCD um script com o objetivo de criar uma imagem de inicialização com múltiplas distribuições do Linux. Essa imagem pode ser gravada posteriormente em CD / DVD ou numa Pen USB. Esta ferramenta não tem qualquer interface gráfica. Veja aqui quais os sistemas operativos/distribuições suportadas.
#3 – MultiSystem
O MultiSystem é uma pequena ferramenta open source que permite, de uma forma muito simples e rápida, ter várias distribuições Linux numa única PenUSB. Esta ferramenta faz uso do Grub2 (em vez do Grub) como sistema de boot das distribuições.
#4 – Xboot
O Xboot é uma aplicação gratuita que permite ter vários sistemas operativos e utilitários (ex. Acronis, Clonezilla, Ophcrack live CD, etc) num único dispositivo de armazenamento ou num simples .ISO.
A sua utilização é bastante simples, sendo apenas necessário arrastar a imagem .ISO para cima da janela principal da aplicação. Para cada imagem .ISO carregada, será apresentada a informação sobre o nome, tamanho, categoria, e o Xboot encarrega-se de calcular o tamanho total para que o utilizador tenha a noção do espaço livre no dispositivo.
#5 – SARDU
Com o SARDU é possível, por exemplo, criar um disco USB para instalação das mais recentes versões do Windows, em 32 ou 64 bits, da vossa distribuição de Linux favorita e ainda adicionar algumas ferramentas de recuperação de disco ou sistema operativo.
A construção dos menus de navegação e de utilização fica a cargo do SARDU. É criada uma entrada para cada um dos separadores apresentados na ferramenta.
#6 – YUMI
O YUMI é o sucessor do MultibootISOs e pode ser usado para criar Multiboots em Pens USB/Discos externos USB.
Com o YUMI podemos colocar vários sistemas operativos num único dispositivo USB, que a aplicação encarrega-se de criar a interface do boot. Além de sistemas operativos, podemos ainda colocar antivírus que funcionem em modo portable, ferramentas para discos rígidos, ferramentas de diagnóstico e muito mais.
#7 – Easy2Boot
O Easy2Boot é uma app portable que pode transformar qualquer drive USB num disco com vários sistemas operativos. Todo o processo de criação de uma drive USB multiboot é simples e intuitivo, e pode encontrar no site do projeto alguns vídeos para o ajudar – Pode ver aqui aqui.
Além destas ferramentas existem certamente outras, no entanto, estas são as mais usadas e também das mais completas. Se conhecerem outras podem sempre partilhar connosco para as incluirmos num próximo TOP.