Pplware

TeraTerm – Alternativa ao HyperTerminal do Windows

Configuração remota de equipamentos activos (via porta serie e TCP)

Com administrador de um parque informático, uma das tarefas que realizo com alguma frequência é a configuração de equipamentos activos da rede. Como se tratam de equipamentos de nível empresarial, a configuração inicial é normalmente realizada via consola (porta COM/consola).

Quando estou em Linux costumo recorrer ao minicom (ver aqui) para estabelecer a ligação entre a máquina e o equipamento. No Windows, o HyperTerminal foi retirado a partir do Windows Vista. Como solução apresento o fantástico TeraTerm.

TeraTerm é uma popular aplicação para Windows que permite estabelecer ligações a equipamentos via porta serie ou remotamente através do Telnet ou SSH.

Principais funcionalidades do Teraterm

Além das características referidas, a aplicação permite realizar várias configurações no terminal como por exemplo definir o tipo de letra do terminal, configurações da janela, possibilidade de definir teclas de controlo como é o caso do break para equipamentos Cisco, entre outros parâmetros.

Para quem necessitar de configurar equipamentos via porta seria no Windows, o Teraterm é sem duvida uma excelente alternativa ao “removido” HyperTerminal. Além de substituir o HyperTerminal, o Teraterm permite também ter um cliente do protocolo telnet que também desapareceu do Windows Vista e Windows 7 (se não quiserem usar o Teraterm, vejam aqui como activar o telnet no Windows 7).

Experimentem e deixem-nos o vosso feedback.

Artigos relacionados


Licença: BSD
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/ 7
Download: Teraterm 4.72 [10,8MMB]
Homepage: TeraTerm

Exit mobile version