Configuração remota de equipamentos activos (via porta serie e TCP)
Com administrador de um parque informático, uma das tarefas que realizo com alguma frequência é a configuração de equipamentos activos da rede. Como se tratam de equipamentos de nível empresarial, a configuração inicial é normalmente realizada via consola (porta COM/consola).
Quando estou em Linux costumo recorrer ao minicom (ver aqui) para estabelecer a ligação entre a máquina e o equipamento. No Windows, o HyperTerminal foi retirado a partir do Windows Vista. Como solução apresento o fantástico TeraTerm.
TeraTerm é uma popular aplicação para Windows que permite estabelecer ligações a equipamentos via porta serie ou remotamente através do Telnet ou SSH.
Principais funcionalidades do Teraterm
- Suporte para comunicações serie
- Ligação remotas via TCP (ex. Telnet, SSH1 e SSH2)
- Suporte para IPv6
- Suporte para os seguintes protocolos de transferência:
- Kermit
- XMODEM
- YMODEM
- ZMODEM
- B-PLUS
- Quick-VAN
- Codificação UTF-8
- Suporte para vários terminais
Além das características referidas, a aplicação permite realizar várias configurações no terminal como por exemplo definir o tipo de letra do terminal, configurações da janela, possibilidade de definir teclas de controlo como é o caso do break para equipamentos Cisco, entre outros parâmetros.
Para quem necessitar de configurar equipamentos via porta seria no Windows, o Teraterm é sem duvida uma excelente alternativa ao “removido” HyperTerminal. Além de substituir o HyperTerminal, o Teraterm permite também ter um cliente do protocolo telnet que também desapareceu do Windows Vista e Windows 7 (se não quiserem usar o Teraterm, vejam aqui como activar o telnet no Windows 7).
Experimentem e deixem-nos o vosso feedback.
Artigos relacionados