A acção copiar de um lado para o outro, pode ter uma cariz de banalidade mas pode ter uma importância elevada, dependendo do que estamos a transferir. Há elementos que a sua importância é tal que não podemos correr o risco de os ter corrompidos após uma cópia mal efectuada. É aqui que cabem os programas como o TeraCopy.
Tenho transferido do disco C: para o disco D: dentro do Windows, vários ficheiros, alguns tão pequenos mas que no entanto deixam ali o Windows a pensar, a calcular quando na verdade já o deveria ter copiado, tremo sempre nestas alturas!
Acho que ainda é um ponto a rever no Windows, se bem que já tinha melhorado muito no Windows 7. Mas como não quero correr riscos uso o TeraCopy. São alguns segundos de saúde mental que ganho ao copiar os dados. Como se instala no botão de contexto o serviço é duplo clique e copiar para a pasta XPTO e está feito.
Antes de enviar os dados, se tem dúvidas quanto à sua consistência deixe o TeraCopy fazer um exame para determinar a qualidade.
- Copie mais rápido: TeraCopy usa um ajuste dinâmico do buffer para evitar aqueles tempos de indefinição, aqueles momentos em que o Windows está a “pensar”. Usa também a cópia de forma assíncrona, o que quer dizer que os dados são enviados em intervalos regulares aumentando a velocidade de transferência entre dois pontos físicos.
- Pausa e resumo de transferência: Pode parar a qualquer altura a transferência, mais tarde retome no ponto onde parou, nada será perdido.
- Recuperação de erros: Caso a transferência inclua ficheiros danificados, que irão dar erro e “convencionalmente” interromper a transferência, esta ferramenta copiará todos os ficheiros em bom estado e deixará para analisar ou reparar os que se encontram em erro.
- Lista de ficheiros interactiva: TeraCopy mostra os ficheiros que falharam a transferência e permite ao utilizador reparar ou tentar reparar para posteriormente voltar a deslocar esse ficheiros para junto dos restantes.
- Integração na Shell do Windows: TeraCopy pode substituir de forma total os comandos copiar e mover existentes no Explorer do Windows executando no menu de contexto tal como se fosse o comando original, mesmo no Windows 8.
Uma ferramenta importante para quem transfere dados sensíveis, entre postos de trabalho através de uma rede local. Prima pela segurança e rapidez na entrega dos dados a copiar.