Uma das maiores inovações que o Windows teve nos últimos tempos foi a capacidade de criar pontos de restauro. Conseguimos assim andar para trás no tempo e restaurar o nosso sistema para uma data em que sabíamos não ter problemas.
Infelizmente o acesso ao conteúdo desses pontos de restauro apenas pode ser feito recorrendo à recuperação e reinstalação destes, o que na maioria dos casos não é do nosso interesse. Felizmente existem ferramentas apropriadas para esse trabalho, e o System Restore Explorer é uma delas.
O System Restore Explorer permite que de forma simples acedam aos conteúdos dos vossos pontos de restauro, o que vos vai permitir por um lado eliminar ficheiros desnecessários e que estão a ocupar demasiado espaço, ou para acederem a ficheiros que eliminaram, que se corromperam ou que alteraram sem querer, o que vos confere a capacidade de terem acesso ao histórico dos vossos ficheiros.
Estas capacidades não estão disponíveis de forma nativa no Windows e são desejadas pela maioria dos utilizadores.
A forma de usar o System Restore Explorer é extremamente simples. Depois de o instalarem e lançarem, apenas têm de escolher qual o ponto de restauro a que pretendem aceder. Podem, se assim o pretenderem, escolher vários pontos de restauro.
A interface do System Restore Explorer, para além dos pontos de restauro disponíveis, apresenta ainda a informação sobre o espaço em disco que os pontos de restauro estão a ocupar no vosso sistema.
Tenham ainda em atenção que existe uma opção disponível para esconder pontos de restauro criados nos últimos cinco dias.
Escolham então o ponto de restauro pretendido e escolham a opção Mount. Imediatamente de seguida será aberta uma janela do explorador de ficheiros do Windows com o conteúdo do ponto de restauro que acabaram de montar.
Depois de alterarem, eliminarem ou recuperarem os ficheiros pretendidos, só têm de aceder novamente ao System Restore Explorer e voltarem a escolher o ponto de restauro onde estiveram a trabalhar. Devem então escolher a opção Unmount para que o ponto de restauro seja fechado.
O System Restore Explorer tem ainda disponível a opção para removerem os pontos de restauro que não vos interessam.
Esta é uma aplicação a terem instalada no vosso computador para que consigam aceder a ficheiros que tenham nos vossos pontos de restauro. É a forma mais simples de acederem ao seu conteúdo e assim recuperarem ficheiros ou eliminarem espaço ocupado desnecessáriamente por estes pontos de restauro.
Artigos relacionados:
- Shadow Explorer 0.8 – A TimeMachine do Windows
- Shadow Copy ou Shadow Explorer?
- Windows 7 – Copias de segurança