Pplware

Subsonic 3.6

A sua rotina do quotidiano, especialmente o ritmo elevado que o move, dificulta-lhe a tarefa de ter tudo o que precisa ao seu alcance. E quando  se move ao som da música? Tudo se complica, quando não tem ao seu lado o fiel iPod ou aqueles CD’s com as suas compilações de músicas favoritas.


O Subsonic permite-lhe quebrar as barreiras de ser obrigado a ter sempre consigo em formato físico, todas as suas músicas. Poderá assim, construir o seu próprio serviço de streaming com as músicas que preferir estando disponível para onde quer que vá. Isto porque este software, disponibiliza-lhe uma interface Web para poder gerir e reproduzir toda a sua colecção de músicas remotamente. O único requisito é o de que tenha ligação à Internet, para aceder à sua playlist através de um qualquer PC/Mac ou através do seu telefone móvel.


Este software porém é mais que um serviço de streaming, confira de seguida as suas funcionalidades:


Mas como pode instalar este sistema, e configurá-lo nos vários leitores multimédia?

Instalação Windows

A instalação neste sistema operativo processa-se como a instalação de uma qualquer outra aplicação Windows. Apenas terá que descarregar o ficheiro que disponibilizamos na secção de download em baixo e utilizar o wizard da aplicação que lhe guiará sobre todos os processos da instalação. Precisa de ter uma versão do Java 6 ou superior

Ao ser instalado o media server, ser-lhe-á criado um serviço de Windows que corresponde à instância do servidor web do seu computador, criado para poder disponibilizar a interface web com o utilizador. Uma vez concluído o processo de instalação, terá que ir a Iniciar > Programas > Subsonic > Start Subsonic Service, para iniciar o serviço criado. Pode de seguida aceder localmente através do seu browser através do seguinte endereço  http://localhost/

Instalação Linux/Mac

O ficheiro disponível para download para sistemas Linux /Unix, necessita de ter a versão do Java 5 ou superior. Este ficheiro trás um servidor web Jetty embutido incluído poupando-lhe a tarefa de configurações adicionais. Os passos que terá que proceder para instalar o media server são:

Acesso exterior PC/Mac e móvel

Para aceder fora da máquina onde tem o subsonic instalado, ao seu interface web, (quando dentro da mesma rede), tente um dos seguintes endereços:

http://hostname_ou_ip (caso subsonic esteja numa máquina Windows) http://hostname_ou_ip:8080 (caso subsonic esteja numa máquina Linux / Mac OS X)

Para aceder no seu telefone móvel, por wap, pode apontar para o seguinte endereço:

http://hostname_ou_ip/subsonic/wap


Acesso por media player

Caso esteja por exemplo na mesma rede onde o media server esteja instalado, pode usando um dos media players referidos anteriormente, ligar-se aos seguintes endereços e ouvir o streaming difundido. Para configurar o streaming para este acesso, deve no interface Web seleccionar a opção “Players”, e escolher, ou “external Player” ou “External player with playlist”.


Depois para testar no Winamp por exemplo, deve seleccionar a opção Play > URL, e configurar o endereço para:

http://hostname_ou_ip/stream


Caso pretenda aceder ao SubSonic fora do âmbito da sua rede local, poderá configurar o seu router para permitir o acesso a um, dos muitos serviços de Dynamic DNS disponíveis na Internet.

O Subsonic, é um software open source de qualidade que torna a sua tarefa fácil de poder ouvir as suas músicas, para que possa viver a sua vida ao melhor ritmo. Quer esteja em sua casa, local de trabalho ou algures pelo mundo fora, deixará de ter barreiras para se separar da suas preciosas baladas. Pode com este serviço ainda, se tornar um autêntico DJ e fazer sucesso junto dos seus amigos com a sua selecção de temas.

Licença: GNU GPL 3 Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac OS X Download [win]: Subsonic 3.6 [26,8MB] Download [Linux/ Mac]: Subsonic 3.6 [24,4MB] Homepage: Subsonic

Exit mobile version