Um editor de texto é sem dúvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas de edição de texto, este tipo de ferramentas integram hoje muitas funções direcionadas para a programação.
Recentemente foi lançado o Sublime Text 4. Vamos conhecer as novidades.
Sublime Text é um editor de texto e código-fonte multiplataforma, escrito em linguagem C++, que foi inicialmente pensado para ser uma extensão do vim. Este editor oferece recursos extraordinários e um desempenho simplesmente surpreendente.
A primeira versão estável do Sublime Text 4 foi finalmente lançada! A equipa responsável trabalhou com o objetivo de fornecer novas funcionalidades, sem perder o foco no que torna o Sublime Text excelente que é a sua simplicidade de operação.
Das muitas funcionalidades que oferece, destacam-se a:
- Possibilidade de usar múltiplas seleções para renomear facilmente variáveis. Tal operação é feita recorrendo às teclas CTRL+D que são usadas para navegar em ocorrências
- Possibilidade de usar também múltiplas seleções em batch files. Usando o atalho de teclas CTRL + SHIFT + L é possível dividir a seleção e incluir numa linha, assim como editar linhas em simultâneo.
- Sugestão de comandos. Usando o atalho Ctrl+Shift+P é mostrada uma palete de comandos
- Tendo um projeto de ficheiros extenso, o utilizador pode facilmente navegar e encontra informar dentro dos mesmos.
- Suporte para expressões regulares
Principais funcionalidades do Sublime Text 4
- A principal mudança é ao nível da interface gráfica (alguns dos Temas foram mudados)
- Tab Multi-Select
- Suporte para Apple Silicon e Linux ARM64
- Context-Aware Auto Complete
- Suporte para TypeScript, JSX e TSX
- GPU Rendering
- Atualização da API em Python
- Conheça aqui todas as novidades.
O Sublime Text 4 é totalmente compatível com as versões anteriores. As novidades são bastante interessantes, juntando-se a todas as funcionalidades que já eram disponibilizadas por esta ferramenta.