Pplware

Stellar Data Recovery, para quando a recuperação de dados é a única solução

Podemos dizer convictamente que, hoje em dia, a nossa vida é digital. São muitos os dados que guardamos, dos mais diversos tipos, e quando as cópias de segurança são descuradas e o azar bate à porta, podem ser perdidos dados vitais.

Desde situações como eliminação ou formatação inadvertidas, partição perdida ou dados corrompidos, o Stellar Data Recovery é capaz de trazer de volta os dados que pensava não voltar a ver.


A enorme quantidade de dados que guardamos e vamos acumulando, como documentos importantes, faturas, comprovativos, extratos bancários, fotos e vídeos, emails, etc, são parte da nossa vida. Como tal, é importantíssimo garantir a sua redundância para evitar situações desagradáveis e até alarmantes mas… “casa arrombada, trancas à porta”.

É para esse tipo de situações e outros imprevistos que as ferramentas de recuperação de dados são importantes e, acima de tudo, que sejam comprovadamente eficientes, como é o caso do software Stellar Data Recovery.

As funcionalidades do Stellar Data Recovery

Com mais de 25 anos de experiência no setor, a Stellar é uma solução segura para a recuperação de dados, ajudando o utilizador a recuperar facilmente os dados perdidos ou apagados, em unidades de armazenamento no Windows ou MacOS.

De grosso modo, a recuperação de dados é possível quando, fisicamente, os dados ainda existem mas que, por qualquer razão, não estão identificados como tal.

O Stellar Data Recovery, na sua versão gratuita, permite resolver as situações de recuperação de dados mais populares, estando limitado até 1 GB de dados recuperados. Assim, com essa versão, conseguirá:

Depois, com as edições mais avançadas, há outras funcionalidades que podem fazer a diferença, como a recuperação a partir de uma partição perdida ou de um sistema operativo destruído, não inicializável. Além disso, é capaz de reparar e repartir vídeos e fotos corrompidos, mesmo a partir de sistemas RAID, NAS ou drives virtuais.

Os dados podem ser recuperados de vários tipos de sistemas de ficheiros, como NTFS, FAT16, FAT32 e exFAT.

 

É simples recuperar dados

Após iniciar o Stellar Data Recovery, precisa de escolher o tipo de ficheiros que espera vir a recuperar. Tipicamente, e havendo a possibilidade da existência de outros ficheiros mesmo que já não se lembre disso, é mais sensato escolher todos os tipos.

De seguida deve escolher o local a partir do qual pretende fazer a recuperação. Assim, poderá escolher entre pastas predefinidas do sistema, drives existentes, drives que não encontra ou recuperar a partir de uma imagem de uma drive. Para iniciar a procura de dados, só precisa clicar em Scan.

Se não surgirem os ficheiros que esperava encontrar, acalme-se. Poderá utilizar a funcionalidade Deep Scan, para examinar a drive de forma mais profunda, setor a setor. Se tudo correr como esperado, assim que o processo for concluído, além dos ficheiros existentes verá também uma pasta Raw Data e outra Lost Folders. Será nessas pastas que vai encontrar então os dados recuperados.

Finalmente, só precisa de escolher as pastas ou ficheiros que pretende recuperar, com a possibilidade de os pré-visualizar, caso se tratem de fotos, vídeos ou documentos, e escolher a pasta onde os guardar.

É ainda possível guardar a sessão de recuperação para, mais tarde, retomar a seleção de ficheiro a recuperar sem ter de fazer nova pesquisa.

Pode ver o vídeo abaixo, que resume todo o processo:

 

A drive de armazenamento deixou de funcionar?

O problema nem sempre é originado do lado do software. Por vezes, a origem do problema pode ser no hardware, de um componente eletrónico ou de um manuseamento descuidado, levando a que apenas a intervenção técnica profissional consiga aceder novamente aos dados e recuperá-los.

Assim, para as situações de recuperação mais críticas, que exijam intervenção técnica em unidades de armazenamento danificadas fisicamente, a Stellar providencia um laboratório na Europa, mais especificamente nos Países Baixos. Dessa forma, permite responder com maior facilidade e celeridade a pedidos de recuperação mais específicos.

 

Em conclusão…

Nas diversas situações em que testámos o Stellar Data Recovery, os resultados foram muito positivos e até surpreendentes. Mesmo em situações de perda de partição, onde outros softwares apenas recuperam os ficheiros com um nome sequencial, o Stellar Data Recovery conseguiu identificar o nome original dos ficheiros, sendo assim feita uma recuperação total.

Como já referido, o Stellar Data Recovery está disponível gratuitamente para Windows e Mac, limitado a 1 GB de dados recuperados. Dependendo da necessidade, estão depois disponíveis outras edições.

Exit mobile version