Pplware

Steam Link vai permitir executar jogos de computador em Android e iOS

Para além das consolas, o computador é o equipamento predileto dos gamers. Contudo, o smartphone tem um papel cada vez mais relevante no consumo multimédia junto do utilizador, nomeadamente nos jogos.

Tendo em conta esta realidade, a Valve anunciou que vai lançar uma aplicação para Android e iOS que permitirá executar jogos para computador que façam parte da sua coleção da Steam.


O mercado móvel, onde se inserem os smartphones, é cada vez mais abrangente e importante. O smartphone é o dispositivo que mais acompanha o utilizador e esse fator é crucial para que quase todos os serviços estejam disponíveis para este tipo de dispositivos.

Atualmente, já existem milhares de jogos disponíveis para smartphones nas lojas de aplicações do Android, iOS e Windows. Contudo, as melhores ofertam neste segmento focam-se sobretudo nas consolas e no computador por serem dispositivos mais capazes do ponto de vista gráfico e pela experiência diferenciadora que oferecem ao utilizador.

A Valve, tendo plena noção deste facto, tenta trazer os seus serviços para os dispositivos móveis, focando-se ainda assim no seu mercado atual. Um enorme passo nesse sentido foi dado com o anúncio do lançamento da Steam Link. A Steam Link permitirá, com algumas condições, que os utilizadores possam executar nos seus smartphones Android e iOS, jogos concebidos para computador que estejam na sua coletânea.

Foi em comunicado que a empresa informou o lançamento deste novo serviço. Inicialmente será lançado para Android, na semana do dia 21 de maio, e posteriormente para iOS. Nestes dois sistemas operativos, a Steam Link estará disponível não são para smartphones mas também para tablets e TVs ou boxes para ligar à televisão.

Os requisitos impostos para a execução deste serviço prendem-se na ligação à Internet com o dispositivo hospedeiro, o computador. A empresa impõe a necessidade de ambos estarem ligados à mesma rede Wi-Fi e na frequência de 5GHz. Outra opção será que ambos os dispositivos estejam ligados por cabo Ethernet. Isto deve-se principalmente à exigência que um serviço de streaming desta magnitude requer, acabando assim por necessitar de ligações à Internet bastante poderosas.

Quanto ao controlo dos jogos nos dispositivos Android e iOS, estes poderão ser controlados usando o Steam Controller ou então outros comandos com certificação MFI.

Exit mobile version