Os utilizadores mais “puristas” do Windows têm alguma dificuldade em aceitar a nova interface ModernUI que a Microsoft introduziu no novo Windows 8. Muitos lutam contra a sua adopção e recusam-se a aceitar que este será a futura interface para as próximas versões do Windows, sendo abandonado o tradicional Desktop.
Muitas ferramentas têm conseguido adiar a plena adopção da nova interface do Windows 8, graças à sua capacidade de simularem o Menu Iniciar das anteriores versões do Windows, mas sempre com algumas limitações.
Hoje trazemos uma aplicação que poderá fazer a ponte entre a ModernUI e o tradicional Meu Inicial, aproximando os dois mundos, sem que estes colidam.
O Start Charming não pretende substituir ou implementar mais uma versão do Menu Iniciar no Windows 8 mas sim aproximar a ModernUI do ambiente de trabalho tradicional que sempre encontrámos no Windows.
Para isso consegue embeber no Ambiente de Trabalho a interface Modern e assim tornar unificadas as duas interfaces.
Deixamos de ter disponível a ModernUI da forma que o Windows 8 a implementa e esta passa a estar disponível numa janela do Ambiente de Trabalho. Claro que esta mistura apenas se aplica no acesso à interface propriamente dita e nos menus de utilização da mesma.
Depois de instalado o Start Charming passamos a ver de imediato numa nova janela toda a interface Modern sempre que, por exemplo activamos a CharmBar.
Toda a interface que antes ocupava a totalidade do vosso ecrã passa a estar agora numa janela onde sempre viram o Menu Iniciar. Mas a diferença aqui é que podem navegar com o rato pelas aplicações e ver quais as que querem abertas.
Mas a integração é tal que o acesso à ModernUI em ecrã total deixa também de ser possível, sendo esta transferida para a janela que passámos a ter disponível.
O acesso a todas as aplicações e o a vista dos tiles continua a ser possível, mas apenas numa dimensão mas reduzida.
Mas como o Start Charming não pretende interferir com o vosso Windows as aplicações desenhadas para Windows 8 correm da mesma forma tradicional em ecrã completo.
O Start Charming pode ser activado e desactivado sempre que pretenderem através da utilização de um dos dois tiles que são adicionados. A sua utilização é obvia, servindo um para activar e outro para desactivar.
O Start Charming é, como indicado antes, uma aplicação que não pretende trazer de volta o menu iniciar mas sim fazer a ponte entre o Windows tradicional e a nova interface do Windows 8.
Se ainda não estão familiarizados com a ModernUI esta pode bem ser uma alternativa para que consigam integrar-se melhor no que a Microsoft trouxe para o Windows 8.