Desde a sua origem que o Skype se tornou uma das ferramentas preferidas por todos para a comunicação com os seus amigos e familiares. Com uma rede composta por milhares de clientes, apresenta preços muito competitivos para chamadas telefónicas para qualquer lugar do mundo.
Recentemente a Skype foi comprada pela Microsoft, numa jogada que ninguém esperava dado estarem outros concorrentes de peso na corrida, o que veio colocar alguma dúvida nos futuros desenvolvimentos que este software seguiria e onde seria integrado. Na verdade os desenvolvimentos seguiram o seu curso normal e todas as parcerias feitas até então, em especial a feita com o Facebook, foram exploradas ao máximo.
A prova desses desenvolvimentos e do rumo que o Skype está a tomar estão bem patentes no que a nova versão apresenta como maior novidade. Falamos do vídeo de e para o Facebook.
Desde Julho deste ano que o Facebook passou a disponibilizar aos seus utilizadores a possibilidade de fazerem videochamadas dentro da sua rede.
Esta novidade foi apresentada, na altura, como uma parceria entre estas duas empresas e abria caminho para uma ainda maior integração entre estes dois serviços.
Já desde a versão 5 do Skype que a integração com o Facebook tinha sido iniciada. Inicialmente era apenas a integração dos contactos e a possibilidade d vermos o que esses contactos colocavam no Facebook.
Com o surgimento de novas versões, o aprimorar da integração do Facebook no Skype foi evidente e na versão 5.5 foram dados passos de gigante. Foi finalmente disponibilizado o chat do Facebook e passamos a ter uma ainda maior integração com outros componentes.
A versão agora apresentada vem cimentar ainda mais a integração do Facebook no Skype. Passa, finalmente, a ser possível fazer videochamadas entre utilizadores do Facebook, directamente no Skype.
Desta forma, e tudo graças à parceria que foi firmada entre estas duas empresas, o Skype quebra as barreiras da comunicação e permite que amigos ou conhecidos comuniquem através de uma rede ainda com mais contactos.
Para usar esta funcionalidade basta que configure a sua conta do Facebook no Skype e escolha um contacto. Basta carregar no botão de videochamada e no extremo oposto apenas têm de atender para que se possam começar a ver e a comunicar.
Esta nova funcionalidade está para já disponível apenas nas versões 5.4 Beta para Mac OS X e 5.7 Beta para Windows.
Para além desta novidade de peso, as novas versões agora disponibilizadas trazem algumas outras melhorias. Em concreto, e na versão para Mac, foram implementadas melhorias no processamento de vídeo que permitem que se tenha agora uma visualização ainda mais fluida.
A versão para Windows apresenta, na versão Premium, a possibilidade de partilha de ecrã em grupo. A partilha de ecrã pode ser feita de forma gratuita com apenas um utilizador.
Mais uma vez o Skype faz uso de todas as tecnologias que dispõem para permitir aos seus utilizadores integrarem-se com os seus amigos e conhecidos que estão espalhados pelas redes sociais e permitir uma comunicação que vai para além da simples partilha de conteúdos ou links. Coloca as pessoas a comunicar entre elas, sem que existam barreiras, físicas ou virtuais.
Resta saber o que a Microsoft tem planeado para esta sua empresa. Até agora a margam de manobra foi total e não existiram quaisquer limitações impostas. Mas a Microsoft não se limitou a comprar a Skype para aborrecer os seus concorrentes e toda a tecnologia que o Skype tem em si importa à empresa de Redmond, e muito. Vejamos onde e como o vão colocar!