A Microsoft há uns anos, lançou para a web um serviço que permite aos seus utilizadores, alojar e partilhar ficheiros de vários formatos. O Windows Live SkyDrive, lembra-se?
O serviço foi amplamente explicado neste nosso artigo, pode parecer um serviço com uma aparência desajeitada mas é um excelente serviço. Mas afinal qual é o pecado do Windows Live SkyDrive?
O grande problema a meu ver, é a falta de interacção do nosso sistemas operativo com a área web. Exige que tenhamos de fazer login no browser e usar a componente web para carregar e descarregar os ficheiros para o serviço. Claro que nem sempre interessa estar a usar o browser até porque a ferramenta de upload do Live SkyDrive é aborrecida (sim mesmo com o joguinho da bola).
Como na Internet nada se perder, nada se esgota e tudo de desenha, alguém pensou no potencial que ali estava e criou um serviço local, na nossa máquina, para interagir com o serviço da Microsoft. SkyDrive Explorer é um serviço que torna o SkyDrive mais “usável” à imagem do Dropbox, por exemplo.
Não tem nada que saber. Depois de instalado, o serviço será encontrado na janela O meu computador. Depois de clicar sobre a pasta SkyDrive Explorer este pede que façamos o login no serviço Windows Live SkyDrive. Feito o login, a janela mostrará as pastas que estão disponíveis no serviço online. Agora é como se tivesse o serviço na sua máquina.
Esta poderosa extensão para o Explorador do Windows permite que o utilizador tenha os seguintes recursos disponíveis:
- Ver a estrutura e conteúdos das pastas no SkyDrive™;
- Ver informação referente aos ficheiros (tipos, tamanho, data de criação em formato GMT);
- Criação de nova raiz de pastas e subpastas;
- Cópia de ficheiro para o disco local;
- Apagar ficheiros e pastas;
- Copiar ficheiros do disco para o armazenamento remoto;
- Copiar pastas e subpastas do armazenamento remoto para o disco mantendo a mesma estrutura;
- Usar a função arrastar & largar;
- Renomear ficheiros e pastas;
- Criar links para pastas do SkyDrive™ a partir do nosso computador.
Além destas opções, ainda pode depois criar os links para partilha publicar de tudo o que colocarmos na pasta Public. É uma opção excelente.