Pplware

SkyDrive com alterações importantes

Apenas seis meses depois da introdução do seu primeiro cliente para os maiores sistemas operativos e a de alterações importantes e de fundo, a equipa do SkyDrive anunciou que a sua utilização duplicou ao longo deste período.

A facilidade com que os utilizadores agora podem usar o serviço de alojamento de ficheiros Cloud da Microsoft veio permitir esse crescimento e tornar esta ferramenta e este serviço muito mais atractivos.

Para assinalar esta data e este marco, a equipa de desenvolvimento do SkyDrive apresentou uma outra funcionalidade no seu cliente que era esperada e pedida por muitos utilizadores, a sincronização selectiva de pastas e ficheiros.

Este serviço da Microsoft está disponível já há bastante tempo, mas foi apenas com a disponibilização dos clientes para os sistemas operativos que este passou a ser considerado uma alternativa viável para todos os que usavam outras soluções de armazenamento e sincronização.

Desde que o cliente para Windows e para Mac foram disponibilizados em Abril que o espaço ocupado nos servidores da Microsoft duplicou e o aumento da utilização do serviço foi uma realidade.

Estes números foram apresentados num post do blog do SkyDrive, onde também foram apresentadas algumas novidades para os clientes de Desktop e para algumas das versões para dispositivos móveis.

SkyDrive no Windows e Mac OS X

A primeira grande alteração que foi introduzida na versão Windows e na versão Mac é a possibilidade de definirem uma sincronização selectiva, o que vos permitirá escolher apenas as pastas ou ficheiros que pretendem ver sincronizados entre a vossa máquina e o serviço SkyDrive.

Conseguem assim ser mais restritivos no que podem sincronizar e ter apenas os ficheiros realmente importantes alojados no SkyDrive.

A forma de fazerem esta selecção de pastas ou ficheiros que vão ser sincronizados é, como se deseja, muito simples. Podem fazê-lo na instalação do SkyDrive e definir de imediato o que pretendem sincronizar ou a qualquer momento através da interface de gestão do cliente no Windows ou no Mac.

Vejam no vídeo abaixo como esta sincronização funciona e qual a forma de a configurar.

Mas as novidades no SkyDrive não se ficaram apenas na sincronização. Passam a poder partilhar de forma muito mais simples os ficheiros que pretenderem com os vossos amigos ou colegas.

Esta partilha poderá ser feita directamente a partir do Explorador de ficheiros do Windows ou no Finder do Mac. Basta que cliquem com o botão direito do rato no ficheiro pretendido e depois no menu de contexto devem apenas escolher Partilhar. Estará também disponível a opção de Ver no SkyDrive, o que em conjunto com as Office Web Apps vai permitir editar praticamente qualquer ficheiro.

SkyDrive no Android e Windows Phone 8

As mudanças não foram exclusivas das versões desktop e houve também alterações e melhorias no cliente de SkyDrive para Android e para Windows Phone 8.

No caso do primeiro passa a ser possível fazer uplad de todos os ficheiros do cartão SD, renomear pastas e ficheiros no SkyDrive e definir a ordenação mais precisa para a apresentação dos ficheiros. No Windows 8, e para além das alterações estáticas para se adaptar ao novo layout e melhorias de performance, a aplicação o SkyDrive passou a permitir a pesquisa de ficheiros e pastas e um maior controlo nos tamanhos do envio e recepção de imagens.

A integração plena do SkyDrive no Windows 8 e no Office 2013 vão dar um fôlego ainda maior a este serviço que a Microsoft fez renascer há pouco tempo e que tem estado a voltar a cair nas boas graças dos utilizadores.

É já uma alternativa que consegue ombrear com outras soluções disponíveis, não apenas nos preços praticados mas também nas funcionalidades que já disponibiliza nas suas suas versões mais básicas.


Download: SkyDrive
Homepage: SkyDrive

Exit mobile version