Um dos serviços de mensagens que se destaca no campo da privacidade é o Signal. A privacidade é hoje um requisito fundamental nos serviços que existem para troca de mensagens como exemplo o Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, Google Allo, entre outros.
O Signal tem app para Android e iOS e também funciona no Desktop. Saibam como usar.
Quando se fala em segurança nas comunicações, as opções não são muitas. Além do Telegram, o destaque vai também para a app Signal, que pertence à Open Whisper Systems e foi considerada, em 2017, a app mais importante e segura para troca de mensagens. Esta app está disponível para iOS e Android e também para o Desktop. O Signal usa simplesmente o número do cartão SIM do smartphone e os contactos que temos registados. Não há logins separados, usernames, password, pins, etc.
A app Signal cifra as comunicações durante a troca de mensagens com a particularidade das chaves usadas ficarem do lado dos clientes, o que impossibilita a leitura de mensagens pela empresa responsável pelo serviço.
Como usar o Signal no Desktop para troca segura de mensagens
Ter o Signal a funcionar no Desktop é relativamente simples. Para tal basta instalar a app no Desktop (PC ou MAC) e depois ler o QR gerado pela app no smartphone.
Do lado do smartphone basta carregar no botão do lado esquerdo com o símbolo T e aceder a Dispositivos associados. Depois é só carregar em Associar um novo dispositivo e digitalizar o respetivo código QR.
Usar o Signal no Desktop é extremamente fácil e também seguro. Este serviço tem ganho milhares de utilizadores em todo o mundo, pelo facto de garantir segurança total nas comunicações. Se nunca experimentaram, aqui está um bom momento para o fazer. Ao contrário de outros serviços do mesmo segmento, o Signal não oferece muitas funcionalidades, apostando fortemente na segurança.