Pplware

Shadow Copy ou Shadow Explorer?

Antes de apresentar esta fenomenal ferramenta, quero elucidar os leitores sobre uma conhecida capacidade do Windows Vista, falo do Shadow Copy.

O Shadow Copy (VSS) é um fantástico recurso implementado agora também no Windows Vista. Começou por apenas estar disponível nas plataformas Windows Server; felizmente foi tomada a correcta decisão de ampliar a utilização do mesmo ao novo sistema operativo . Mas afinal qual é a finalidade do Shadow Copy? Superficialmente falando, é uma opção que diariamente fotografa o sistema criando cópias de tudo o que reside no Windows Vista. Estas cópias diárias incluem mesmo tudo, desde downloads, ficheiros retirados de CD’s ou DV’S, etc.. A copia diária é feita de forma incremental, actualizando somente a diferença do ponto anterior para o ponto actual, fazendo uma gestão inteligente do espaço ocupado.

Com esta ferramenta é possível recuperar documentos de todos os tipos que indevidamente, acidentalmente foram removidos do sistema; digamos que podemos viajar no tempo, recuar nas datas e procurar o ficheiro no seu estado original à data anterior à sua remoção.

Aposto que muita gente desconhece esta fantástica aplicação. Podemos ver neste vídeo um resumo sobre a construção da ferramenta assim como algumas das suas características.

Claro que já se falou bastante neste recurso. Lembro-me de se falar logo nos princípios da era Windows Vista, como sendo uma mais valia para um sistema operativo não dedicado a servidores, mas onde ouvi mais vezes falar deste recurso foi quando saiu o Mac OS X Leopard com o seu Time Machine.

Bom, embora a tecnologia esteja presente em todas versões do Windows Vista, apenas as versões Business, Ultimate e Enterprise têm acesso a esta informação através de um interface nativo, um interface desenhado de raiz, pela casa mãe, para o efeito.

Vemos no vídeo que disponibilizo o link em cima, os responsáveis pela criação da ferramenta a utilizar os recursos tanto a capturar como a restaurar os dados.

Mas nada está perdido. Se não conseguimos, nós utilizadores de versões Home Basic e Premium, activar estas cópias via ferramenta embutida de origem, recorramos pois então a aplicações de terceiros. É aqui que entre o ShadowExplorer.

Esta ferramenta faz o quê? Faz o que deveriam fazer todas as versões do Windows Vista: apresenta as cópias dos ficheiros que o Windows vai fazendo. É super simples lidar com a aplicação, pois basta instalar, executar como administrador e abrir no menu em cima, sim aquele “drop down”…

… uma data onde terá os seus ficheiros em estado virginal nesse dia a essa hora.

Sugiro que instalem a aplicação, ShadowExplorer, que vasculhem nas cópias feitas, para recuperar qualquer ficheiro, apenas com o botão direito do rato façam Export, e terão o ficheiro conforme foi guardado.

Mas… se tiverem a versão Ultimate, Business ou Enterprice, instalada no vosso computador, dirijam-se ao menu iniciar e escrevam na barra de pesquisas: Centro de Cópia de Segurança e Restauro.

Podem ver nesta imagem que fiz no meu Windows Home Premium, a versão pobre da ferramenta:

Agora no meu Windows Vista Ultimate o mesmo serviço mas já com outras opções…

Podem ver também a opção no menu de contexto que permite em cima de determinado ficheiro ou pasta visualizar o ponto de cópia feitos antes das alterações.

Tirando as diferenças de idioma, pois isso é simples de encontrar paralelo em português, verá que a ferramenta é simples de utilizar e não faz sentido não ser nativa em todas as versões.

Fica aqui a apresentação da tecnologia e da estrutura que o Windows dispõe para salvaguardar os seus dados. Quero também frisar que o sistema de cópias de ficheiros foi desenvolvido com a mesma tecnologia da cópias e restauro de sistemas, ferramenta que lhe recupera as aplicações.

Utilizando estes recursos poderá trabalhar mais tranquilamente, sabendo que o seu sistema olha por si. Para todos os que não vêem vantagens em migrar para o Windows Vista, aqui fica uma das muitas que pretendo dar a conhecer.

Licença: Freeware Sistemas Operativo: Windows Vista Download: ShadowExplorer 0.1 [581.67KB] Homepage: ShadowExplorer

Exit mobile version