Pplware

SecretSync – Camada de protecção para o Dropbox

Todos os nossos leitores já conhecem certamente o excelente serviço do Dropbox. Basicamente, através do dropbox podemos ter ficheiros sincronizados entre computadores e outros equipamentos (ex. smartphones) recorrendo à “cloud”. O serviço disponibiliza 2GB gratuitos (veja como ganhar mais aqui), que podemos usar livremente inclusive para fazermos backup da informação mais sensível que temos no PC.

Mas será o Dropbox seguro para sincronizar informação pessoal e sensível entre vários dispositivos?

O SecretSync é uma aplicação que permite cifrar a informação do lado do utilizador e assim sincronizar entre várias máquinas através de serviços como o fantástico Dropbox.

O SecretSync criar um directório “especial”, separado do Dropbox, onde mantém a informação sensível. Depois de instalarmos o SecretSync passamos a ter dois directórios: o SecretSync e o Dropbox.

Instalação e configuração do SecretSync

Para instalar e configurar o SecretSync vamos seguir os seguintes passos:

Passo1 – Para começar, vamos fazer download aqui do SecretSync. Depois de executado, é necessário indicar se possuímos o Java instalado no nosso computador. Para este exemplo vamos considerar que sim e escolhemos a opção “I already have a java, go to the next step

Passo 2 – Indicamos agora a informação para criação de uma conta no serviço. Caso já tenham conta basta indicarem as vossas credenciais.

Passo 3 – O próximo  passo é opcional. Caso se pretenda, podemos indicar uma passphrase (apenas conhecida por nós), para cifrar a informação.

Passo 4 – E está feito. Como referido anteriormente, o SecretSync criar um directório “especial”, separado do Dropbox.

Depois de colocarmos um ficheiro na pasta associada SecretSync , o ficheiro é cifrado e enviado para o Dropbox através de um “tunel” seguro de comunicação.

O SecretSync  disponibiliza ainda um sistema de logs, onde podemos visualizar e controlar toda a informação relativa ao serviço (SecretSync).

O processo aqui descrito pode ser realizado através de outras aplicações que permitam cifrar informação ou criar discos virtuais encriptados como é o caso do TrueCrypt. No entanto, o SecretSync funciona como serviço e de forma “automática”, integrando facilmente com o Dropbox. Experimentem e deixem-nos o vosso feedback. Este é sem dúvida mais uma excelente aplicação para um excelente serviço!

Artigos relacionados


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows (Brevemente Linux e MacOS)
Download: SecretSync [3,39MB]
Homepage: SecretSync

Exit mobile version