Dropbox – Vamos alojar um site?

Existem ferramentas que mudaram a forma como trabalhamos e interagimos com os computadores. O Dropbox é sem dúvida uma dessas ferramentas. Não nos cansamos de enaltecer e de publicitar este serviço. Com ele conseguimos ter o nosso disco virtual na Internet e aceder-lhe de qualquer lugar e em qualquer equipamento.

Esta funcionalidade mínima só por sim já é garantia de sucesso, mas felizmente conseguimos usar esta excelente ferramenta e as suas capacidades para muito mais. Hoje vamos mostrar-vos como alojar um sítio web na vossa conta Dropbox, com um esforço mínimo.


Esta forma de termos um site tem uma garantia de disponibilidade elevada e um custo muito interessante, zero! E essas garantias são dadas pelos servidores da Dropbox, que não têm histórico de problemas. Evitam desta forma um alojamento em empresas que não conhecem e sem qualquer tipo de garantias.

Uma vez que o serviço prestado pelo Dropbox está preparado apenas para alojamento de ficheiros, o site que pretenderem alojar terá de ser escrito em html e não poderá por isso recorrer a linguagens de programação para a criação de páginas. Isto deve-se ao facto de estas linguagens de programação serem interpretadas pelo servidor que aloja as páginas e não pelo browser que as pede. Esqueçam por isso páginas em PHP ou outras linguagens, mas usem e abusem de javascript.

Antes de tratarem de ter o vosso site disponibilizado na Internet devem tratar dos conteúdos. Devem por isso criar o vosso site localmente, da forma que mais vos for simples e com a ferramenta que mais gostarem.

Depois de terem o vosso site é hora de terem a vossa conta do Dropbox pronta para o receber. Para isso acedam à página do Dropbox e acedam com a conta que pretendem usar. Ai dentro naveguem para dentro da pasta Public. Esta é a pasta que é pública e que está acessível da Internet.

Por forma a não misturarem o conteúdo que já têm alojado devem criar uma nova pasta para alojar o vosso site.

Aproveitem e copiem, para dentro da nova pasta, toda a estrutura que compõe o vosso site.

Depois terminado o processo de carregamento do vosso site devem determinar o link de acesso do vosso ficheiro de index. Para isso seleccionem o ficheiro e nas opções (seta no final da linha) escolham Copy public link. O endereço que aparecer na caixa será o link directo para o vosso ficheiro index.html.

A partir desse momento o vosso site está disponível na Internet, podem por isso partilhar com quem entenderem que deve aceder a ele. Existe no entanto um pequeno problema, de fácil resolução. O link que vos foi fornecido é demasiado complicado de memorizar.

Existe uma solução simples para ultrapassar esse problema. Podem, e devem, usar um serviço de encurtamento de links para o tornar mais pequeno. Podem inclusive personalizar esse link se recorrerem, por exemplo aos serviços do Bit.ly. Nesse serviço, e caso estejam registados (gratuito), podem definir o endereço.

Depois de se registarem no Bit.ly e de acederem é-vos apresentada uma caixa onde devem colocar o link que têm, para que seja reduzido. Abaixo têm uma caixa de texto onde podem definir o endereço que pretendem e que será mais simples de memorizar.

Findo este processo de melhoria o vosso site está pronto para ser publicado ao mundo. Partilhem-no com os vossos amigos e se eles ficarem espantados com a velocidade com que o vosso site responde, já sabem, digam que está alojado num servidor especial e com um serviço ainda mais especial.

Esta é uma forma simples de poderem aproveitar de forma inteligente um grande serviço que é prestado pelo Dropbox. Existem muitas outras formas o de aproveitar, lembram-se de alguma fora do normal? Expliquem-na nos comentários para todos sabermos.

Homepage: Dropbox
Homepage: Bit.ly





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


56 Comentários

  1. Mais uma solução que eu desconhecia! Este Dropbox é um serviço extraordinário!

  2. Eu tenho um alojado há muito tempo…Tem muita utilidade, mesmo!

    Tive professores que usavam isto como local de alojamento de exercícios, etc.

    Visitem a minha -> https://dl.dropbox.com/u/2167398/home.html

  3. Desconhecia totalmente, e isto tem imensa utilidade!
    Alguem já testou para streaming? Tem limites de trafego ?

  4. Já tinha descoberto isso desde que o Dropbox apareceu, isto é, à muito tempo mesmo!

    Dá para fazer tanta coisa…é só dar largas à imaginação. Eu pensei e implementei um servidor local e ao mesmo tempo remoto usando três pedaços de software de terceiros. Dropbox, Wamp e um programa de sincronização de pastas. Dá-me muito jeito mesmo.
    Os programas nunca têm apenas a função para a qual foram desenvolvidos…cada um de nós pode explorar ao máximo as hipóteses que cada software nos dá e adaptar às necessidades de cada um.

  5. É um caso de uso muito interessante: HTML é relativamente fácil de aprender e manter, o upload dos ficheiros não poderia ser mais simples (não precisa de mais nada para além do Dropbox) e praticamente tem um uptime muito bom (pelo menos da experiência, o Dropbox não costuma falhar muitas vezes).

  6. Que bom e fácil para mandar links giros plo msn sobre as minhas fotos de férias que eu nunca tive, juntamente com um texto em inglês. E grátis! P:

    Mas agora a sério, uso muito a pasta Public para partilhar qualquer coisa com alguém que não estou a partilhar nenhuma pasta na drop. Para fazer um site nunca me tinha lembrado! :0

  7. Faltou só referir que apesar de não haverem limites de tráfego estipulados, eles existem.

    Na política da Dropbox é dito que o serviço tem que ser usado com bom senso e com a consciência de que, dado que é um serviço grátis.

    Por experiência própria sei que eles suspendem a conta se o tráfego semanal tiver picos de utilização excessiva, e quando digo excessiva falo de mais de 1GB/dia.

    Fora estes limites, para 99% dos utilizadores satisfaz plenamente, o serviço é sem dúvida fantástico para esta era da Web.

  8. Podia criar um concurso juntamente com a equipa do dropbox, sobre “O melhor site utilizando o dropbox!”. O vencedor ganhava licença do Dropbox. Não? :)

    Abraços.

    Bruno Santos
    Cordelima.com

  9. O serviço gratuito tem limite de trafego e nao foi desenhado para isso. Caso a conta tenha muitos acessos fica temporariamente desactivada. Existem varios servicos para alojamento de webpages gratuitos.

    basta lembrarem-se quando alguem do forum pos aqui um link do dropbox com os seus ficheiros partilhados e aquilo bloqueou por excesso de trafego.

  10. Tudo o que tenha a ver com linguagens a nível de servidor, não terá qual efeito, isto é, ASP, JSP, PHP não irá mostrar nenhum site

    Isto é uma prova notável no que toda a segurança do serviço Dropbox, claramente proporcionam um WebServer simples mas se for bem aproveita, é um bom ponto de partida para criar a sua página pessoal :)

  11. Funciona? Sim. Isto é um bom artigo? Não, é induzir as pessoas a más práticas.

    Para mim cada macaco no seu galho. O Dropbox, como já foi dito anteriormente, não foi feito para servir websites, mas sim para ser uma plataforma de partilha de ficheiros, vamos usar para o que ele serve e não vamos inventar? Há tantas soluções boas na net para servir html de forma gratuita…

    • As boas práticas é abrir horizontes, é explicar até onde as ferramentas existentes servem o utilizador. As boas práticas é criar alternativas e aumentar o leque de possibilidades, principalmente quando podemos usufruir de serviços gratuitos. Tudo isso são boas práticas e devem ser recomendadas. Bom post este.

      ;)

    • Más práticas, mas tu achas que se a equipa do dropbox quisesse não barrava este tipo de serviço? Nem sei para que me dou ao trabalho de responder.

  12. O dropbox é mesmo uma ferramenta muito útil.

  13. Usava o Dropbox até descobrir o Wuala. O Wuala tem mais espaço, permite a sincronização de pastas e ficheiros, tem controlo de versões, etc etc.

    Se estiverem interessados registem-se neste link e ajudem-me a ganhar espaço, por favor :P

    http://www.wuala.com/referral/M4BNA6N6PG3NJ7HGHH5B

    No Dropbox ganha-se 300mb por convite. No Wuala ganha-se 500! E ainda podemos ganhar mais espaço se partilharmos algum espaço do nosso disco rígido.

  14. Usar o Bit.ly para reduzir os caracteres de um URL é uma ideia.

    Mas para quem quer um URL mais fácil de decorar, e não quer gastar dinheiro, o ideal é mesmo criar um sub-domínio gratuito num dos vários serviços que já existem para esse efeito.

  15. Amo a PPLWARE
    amo o DropBox!
    valeeeu

  16. Evidentemente que se há dimensionamento de tráfego possível para o projeto de site no Dropbox que se está elaborando o abuso se revelará.

    Lembremos do apóstolo Paulo quando dizia com muita propriedade:
    “Tudo me é lícito, mas, nem tudo me convém”.

    A que emendamos, a sementeira é livre, mas, a colheita é obrigatória.

    Bom senso, em primeiro lugar. Seria desastroso termos restrições ampliadas no Dropbox por falha de ‘projeto’.

    ;)

  17. Alojar um site, n me parece uma boa sugestão para este serviço, pois iria implicar demasiado tráfego…

    Há uma série de melhores usos para esta aplicaçao, e quem lê o PPLWARE conhece várias, certamente!

    Já agora, se alguem se quiser registar usando o meu link abaixo, ganha 250Mb de imediato (a juntar aos 2Gb de origem) e eu também ganho 250 Mb! Vantagens para todos!
    o link é este:
    http://www.dropbox.com/referrals/NTkxNTUwNzk

    obrigado

    http://www.dropbox.com/referrals/NTkxNTUwNzk

  18. Para quem tem alguns conhecimentos, e pretende mais espaco que aquele que o Dropbox oferece, recomendo vivamente o JungleDisk.

    O JungleDisk é apenas um frontend para a Amazon S3 (e, agora, também para o servico de hosting da empresa-mae deles), permitindo-nos aceder a nossa propria conta na Amazon – em vez de colocar os nossos ficheiros na deles. Ao eliminar o “middleman” fica bastante mais barato que o Dropbox, e se a empresa alguma vez for a vida não ficamos agarrados. Têm também um programa GPL para podermos recuperar os nossos dados caso eles alguma vez vão à vida.

    Um utilizador normal claro que nunca o conseguiria configurar (“Amazon S3? Chaves? Cifra? huh?!”), e é essa a vantagem do Dropbox. Quem não passa da quota gratuita do Dropbox, e não se importa de não ter total controlo sobre os seus dados, também fica melhor servido como está.

    Mas para quem precisa de mais espaco e tem o à-vontade para o configurar, Jungledisk rula ;)

    (Nota: Não sou funcionário ou investidor no Jungledisk, nem conheco ninguém que seja. Também não recebo dinheiro por referrals :P)

  19. Olá Pplware,

    Isto já não é novidade, pois já a algum tempo que está presente no site da Dropbox em Tips And Tricks:

    http://wiki.dropbox.com/TipsAndTricks/WebPublishingSolution

    Aconselho a verem essa wiki!

    Cumps!

  20. Outra dica melhor e usar o dominio .tk para usar no DropBox.
    http://dot.tk/

  21. sem duvida o melhor redirecionador — tb premite usar dns de servidor pessoal ou redirecionamento tipo: http://www.oteunome.tk facil de decorar

  22. Boas.

    Tentei seguir aqui o tutorial, no entanto tenho uma dúvida… A mim, quando carrego na setinha para mostrar as opções do ficheiro “index.html” não me aparece a opção de “Copy Public Link…”. Tenho todas as outras opções, excepto essa…

  23. tenho um dominio gratuito personalizado..posso usa-lo com o dropbox?

  24. Para fechar sobre os limites da conta gratuita no dropbox… https://www.dropbox.com/help/45

    Afinal, de graça é mais gostoso. ;)

    My Lab:

    quocientespiritual.blogspot.com

  25. joombla será possivel ?

    • Não.
      Mesmo que usasses um servidor externo de MySQL (porque eles não têm servidor de base de dados), o servidor deles teria que estar preparado para correr ficheiros PHP. Não está, por isso Joomla ou qualquer outra plataforma que precise de Apache+PHP+MySQL não funciona no Dropbox.

  26. Ola companheiros do dropbox esse site é mesmo maneiro ,eu quero dar os parabens ao seu criador porque o site é muito útil ,parabens mas uma vez,samuel carmo.

  27. é possível colocar uma base de dados?
    ex: site em joomla?
    obrigado.
    cumprimentos

  28. Boas !

    Já tinha usado para partilha de ficheiros via link..

    Agora estou mesmo virado para partilhar o meu site…
    O problema são as acentuações…

    ex:
    Construção Civil = Construчуo Civil
    Elaboração = Elaboraчуo

    alguma ajuda ?
    Agradeço

  29. Bem, se ele aceita html e javascript então é possivel usar ajax. Se é possivel executar ajax, então é possivel executar .net, php, jsp e assim por diante, desde que estar páginas estejam em um outro servidor que as executem e desta forma podemos remover banners de site de hospedagem gratuitos…. olha que blz =)

  30. Eu uso o Sugarsync. É igual ao Dropbox mas permite me sincronizar pastas individuais, sem ter que passá-las para uma certa pasta.

    Se quiserem ajudar, já sabem :P

    https://www.sugarsync.com/referral?rf=bgs56aanxgmr2&utm_source=website&utm_medium=web&utm_campaign=referral&shareEvent=755172

  31. Boas, como consigo direcionar ao digitar na net o meu site fazer com que ele direcione para o meu ficheiro da dropbox?
    Joaquim

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.