RogueKiller que é uma ferramenta cujo objectivo primordial é ajudar os seus utilizadores a detectar e remover do seu sistema eventual o malware que possa estar a prejudicar ou até mesmo a comprometer informação pessoal. Ao contrário de outros programas do género, o RogueKiller não depende de assinaturas de vírus, o que acaba por ser uma mais-valia para detectar as mais recentes ameaças, ficando no entanto mais exposto a alguns falsos alarmes. Vamos conhecer melhor?
Antes de tudo devíamos saber que as origens da criação deste aplicativo prendem-se com o facto de o seu programador se ter dado conta de que algum software malicioso proibia e/ou bloqueava ferramentas de segurança legítimas de efectuar o seu trabalho, concretamente a desinfecção de um PC infectado. Ora face a esse comportamento decidiu criar este RogueKiller.
Por ser uma aplicação portátil basta correr o programa e clicar em Scan. Rapidamente o programa verifica o nosso sistema e uma vez efectuada a pesquisa completa somos apresentados a um completo relatório sobre toda a pesquisa efectuada. O dito relatório contém as mais diversas informações úteis sobre eventuais dúbios programas de arranque, linhas de ficheiros HOSTS, informação sobre o Proxy que utilizemosd e as configurações de DNS, drivers, atalhos, código MBR e muito mais.
Apesar de o RogueKiller encerrar de forma automática processos nos quais a aplicação não considera como seguras, todas as demais configurações encontradas irão manter-se a menos que cliquemos no botão “Fix”.
Analisando friamente, o RogueKiller não é propriamente a ferramenta topo de gama para combater este tipo de ameaça, no entanto características inerentes como o caso de não possuir uma base de dados de assinaturas para funcionas pode revelar-se bastante útil quando todas as demais ferramentas falham e continuamos a acreditar que o nosso sistema está, de alguma forma, infectado.
NOTA: Aquando da utilização do RogueKiller recomenda-se o encerramento de TODAS as aplicações que estiverem a correr para uma melhor detecção, sendo também obrigatório correr a ferramenta em modo de Administrador. Trata-se de um programa dedicado a utilizadores com conhecimentos avançados.