Pplware

Revisions: Gerir no seu Mac as revisões de ficheiros no Dropbox

Não precisamos de descrever ou enaltecer as qualidades do Dropbox. Este serviço de alojamento de ficheiros na Cloud tem os seus pergaminhos mais do que conhecidos e bem detalhados.

Se muitos o usam apenas como um repositório de ficheiros, qual disco externo a que acedemos em qualquer lado, existe quem o use como muito mais, fazendo dele um verdadeiro sistema de controlo de ficheiros e até de versões dos mesmos.

Se até agora tínhamos de recorrer à interface Web do Dropbox para conseguirmos ter acesso às versões anteriores dos nossos ficheiros, no Mac e graças ao Revisions, esse trabalho passa a poder ser feito directamente no ambiente de trabalho.

Esta excelente aplicação para OSX consegue dar aos seus utilizadores a capacidade de acederem, de forma simples e directas às versões que existem dos seus ficheiros, garantindo que os podem comparar e até recuperar em caso de problemas.

Com uma interface onde condensa todas as opções disponíveis, o Revisions tem uma versatilidade enorme, dando a possibilidade de navegarem no histórico de alterações e até de versões.

Para ajudar nos casos em que existem muitas pastas e ficheiros nas contas de Dropbox existe a possibilidade de aplicarem filtros para assim chegarem mais rapidamente aos ficheiros pretendidos.

A versatilidade desses filtros leva a que possamos escolher a pasta onde queremos pesquisar, as datas de início e de fim, o tipo de acção usada (criar, alterar ou remover) e até o nome ou parte do nome do ficheiro pretendido.

Toda a informação é apresentada na forma de um histograma, onde podem navegar e ver o que foi alterado e quando, sendo para cada entrada apresentada duas opções de acção, a visualização desse ficheiros de histórico e as suas alterações ou o restaurar do mesmo, sobrepondo este ao actual.

Ao encontrarmos o ficheiro que queremos verificar, e vamos querer fazê-lo antes de o repor ou sobrepor, podemos visualizar o seu conteúdo para termos a certeza de que é a versão certa e a que realmente procuramos.

O Revisions irá descarregar e apresentar ao utilizador a versão que se encontrar no histórico, mostrando as diferenças entres os ficheiros, caso tenham uma aplicação capaz de o fazer.

Caso não tenham, o Revisions apresenta ao utilizador ambas as versões (actual e de histórico) para que este faça uma comparação visual entre ambas.

Depois de encontrado o ficheiros certo temos de escolher a opção de o restaurar.

Ao escolhermos esta opção são dadas ao utilizador várias opções adicionais, que vão permitir controlar de forma precisa como essa reposição é feita.

Podem descarregar a versão mais antiga ou sobrepor a versão mais recente, aplicar essa opção anterior a um único ficheiro ou à pasta onde este se encontra ou escolher uma determinada versão específica para o restauro.

A nível de opções o Revisions permite que o utilizador defina quais os parâmetros que quer que sejam memorizados (localização de janelas, pastas escolhidas ou filtros), qual o tipo de conta e de histórico que vai poder ser acedido (30 dias ou permanente) ou qual o tipo de detalhes que vão ser apresentados na comparação de versões.

É ainda possível nesta área fazer o desligar da conta Dropbox com o Revisions, removendo assim o acesso ao histórico e obrigando a nova configuração deste.

O Revisions aborda uma vertente até agora pouco explorada por aplicações que fazem uso do Dropbox. em vês de lhe adicionar funcionalidades ou simplificar o processo de envio de ficheiros, debruça-se sobre a questão das diferentes versões e da recuperação das mesmas.

Não é um software essencial de ter, mas é extremamente útil na hora de recuperar ficheiros que foram removidos ou que inadvertidamente foram alterados e que precisamos de recuperar.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OSX 10.7+
Download: Revisions 1.0
Homepage: Revisions

Exit mobile version