Os acidentes acontecem e perder toda a informação do nosso smartphone ou tablet Android é muito grave, ao nível desespero, claro está. No entanto, o PPLWARE teve a oportunidade de testar a nova versão da iSkysoft: Android Data Recovery que pode perfeitamente ser a solução ideal para nos livrarmos de um pesadelo.
Acreditamos que a partir de agora recuperar dados que provavelmente já se davam como perda total pode voltar a ser uma realidade com esta aplicação. Vamos conhecer?
Podemos por começar a descrever pela forma mais simples e inteligível para todos: o iSkysoft Android Data Recovery é uma aplicação que se foca na recuperação de ficheiros eliminados do sistema Android, com maior foco para Mensagens, Fotografias, Histórico de Chamadas, Documentos, Contactos, Vídeos, Áudio e Histórico do WhatsApp.
As boas notícias são sempre agradáveis e uma delas relativamente a esta aplicação prende-se com o facto de a lista de dispositivos suportados cifrar mais de 6000 dispositivos Android, desde os smartphones aos tablets, de marcas como Samsung, LG, HTC, Motorola, Sony, etc. A listagem completa pode ser consultada através DESTE LINK.
Tal como explanado sinteticamente acima, esta aplicação tem o potencial de permitir aos utilizadores recuperar ficheiros eliminados dos seus dispositivos, independentemente das razões associadas à perca dos dados. Isto significa que caso tenha eliminado os dados acidentalmente, ou devido a um vírus, relacionado com o mau funcionamento de software ou ficheiros corrompidos, a sua recuperação pode ser, verdadeiramente, possível. O Android Data Recovery também ajuda na recuperação de dados perdidos quando por exemplo tenhamos restaurado o dispositivo para as pré-definições de fábrica ou a formatação por exemplo do cartão de memória.
Funcionamento do Programa:
O funcionamento do programa, tal como já referido, promete ser o mais simples possível, focando-se em três passos básicos a recuperação dos dados.
Após a instalação do programa e respectiva activação, o primeiro passo é conectar o nosso dispositivo Android ao computador, e aguardar a sua detecção pelo programa.
Uma vez detectado o dispositivo a recuperar, caso tenhamos o “USB debugging” desactivado, são-nos apresentadas umas simples instruções para activar o mesmo. Instruções essas separadas pela versão do Android, tal como se pode verificar na seguinte imagem.
Quando o dispositivo activou a respectiva funcionalidade e já tenha sido detectado, seguimos para o terceiro passo, que como se pode ver, é muito simples até agora. O terceiro passo resume-se a identificar quais os tipos de ficheiros que pretendemos recuperar. É possível seleccionar todos ou em alternativa especificar quais os ficheiros específicos que pretendemos trazer de novo à vida.
Nesta nossa apresentação vamos optar por seleccionar todos, e avançar no processo.
Caso o nosso problema tenha sido um ficheiro que eliminamos, basta seleccionar a primeira opção, em alternativa podemos optar por analisar o dispositivo por todos os ficheiros, ou em último recurso o modo avançado.
É de referir que a recuperação coloca o nosso dispositivo no modo root, de forma a tentar recuperar o máximo de informação possível. Após a conclusão do processo, o dispositivo volta ao estado anterior. Para efectuar este processo é importante que o nosso dispositivo, mesmo ligado ao computador, tenha mais de 20% de bateria quando dermos início a este processo.
No exemplo do dispositivo em análise utilizamos a função de Restauro para as Pré-Definições de Fábrica, pelo que optámos por seleccionar o modo Avançado. É um dispositivo novo, pelo que, para efeitos de teste colocámos algumas imagens, vídeos, áudio, mensagem, e contactos e posteriormente procedemos ao respetivo Restauro.
Após conclusão da análise é-nos apresentada uma breve informação do dispositivo, bem como os ficheiros cuja recuperação é possível na lateral esquerda. Neste caso detectou com sucesso todos os tipos de ficheiros que colocámos anteriormente no dispositivo.
Por outro lado, se o objectivo for a recuperação todo o conteúdo, basta clicar em Recuperar ou, em alternativa, podemos seleccionar apenas o pretendido. O conteúdo é recuperado para uma pasta à escolha no nosso computador.
Resultado: o conteúdo foi recuperado na totalidade, o vídeo colocado em reprodução após recuperação manteve exactamente a mesma qualidade, os contactos também foram recuperados, e estão disponíveis tanto em CSV, HTML ou Vcard.
Todo este processo de recuperação demorou alguns minutos, contudo é óbvio que o sucesso e o tempo de recuperação estão dependentes de diversos factores: quantidade de conteúdo para recuperar, o estado em que o mesmo se encontra, e as características de hardware do dispositivo seja tablet seja smartphone.
É indiscutível que o funcionamento do iSkysoft Android Data Recovery não poderia ser mais simples e prático, sendo um processo fácil para qualquer tipo de utilizador, inclusive os mais leigos na matéria. É um programa pago, e poderá não estar ao alcance de todos, contudo existe a possibilidade de fazer um teste ao programa previamente de da compra. Existe também uma versão para iPhone e iPad.
Caso tenha despertado o vosso interesse poderão visitar a página oficial através DESTE LINK.