Com a digitalização, uma das tecnologias de maior destaque é a virtualização. Tal como o nome sugere, conseguimos “virtualizar” máquinas podendo ter várias numa única máquina física. A virtualização é usada especialmente nos DataCenters mas também podemos ter no nosso PC um sistema nativo e várias máquinas virtuais.
No mercado são várias as plataformas de virtualização que existem (e gratuitas), mas uma das soluções mais fantásticas é o Proxmox.
O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers lxc.
Permite realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering. A empresa tem ainda uma versão comercial, mas a versão gratuita funciona muito bem.
Novidades do novo Proxmox 6.2
- Distribuição já baseada no Debian Buster (10.4)
- Ceph Nautilus (14.2.9)
- Kernel 5.4 LTS
- LXC 4.0
- Qemu 5.0
- ZFS 0.8.3
- Várias melhorias ao nível da interface Web
- Melhorias no HA stack
- Melhorias ao nível do QEMU
- Outras novidades – ver aqui.
Vejam as novidades em vídeo
Apesar do Proxmox VE ser uma solução mais virada para o segmento empresarial, podem facilmente experimentá-la em qualquer Desktop. O Pplware já disponibilizou aqui um tutorial que pode ajudar a virtualizar qualquer máquina.
A par do Proxmox VE, podem sempre experimentar soluções como o VirtualBox ou o VMWare.