Existem atualmente no mercado diversas e variadas soluções de ERPs ao dispor das empresas. Apesar de o conceito por trás de toda a oferta ser o mesmo, os trunfos e características dos diferentes produtos vão divergindo quando se dissecam as capacidades e o funcionamento de cada uma deles.
Um dos sistemas integrados de gestão empresarial disponíveis para as empresas é o Projecto Colibri. Uma solução que vai do gratuito ao profissional oferecendo um serviço de qualidade, com segurança para os seus dados e versatilidade na utilização.
O Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) é um elemento essencial da espinha dorsal de uma empresa, estando envolvido nos processos relacionados com contabilidade e finanças, recursos humanos, vendas, compras, gestão de stock e armazém. É, por isso, importante escolher um bom serviço de ERP, nomeadamente na qualidade do produto do software como no apoio e suporte pós-venda.
Multi-plataforma – Requisito indispensável
O Projecto Colibri é uma solução que se destaca por ser multi-plataforma e ter uma versão gratuita. Desde há vários anos que tem apoiado milhares de microempresas com a sua vertente gratuita, completa e abrangente por forma a solidificar uma organização empresarial logo desde início de atividade.
A sua presença em Windows, Linux e macOS é uma vantagem face a alguma oferta na mesma categoria.
As suas propriedades multi-plataforma remetem também para a possibilidade de importar dados de outro software. Ou seja, caso esteja atualmente a usar outro ERP, é possível que possa importar artigos e os seus stocks, assim como clientes, fornecedores e outras entidades caso existam.
Multi-Base de dados
No que toca ao produto e software em si, cumpre com todos os regulamentos e exigências impostas pelo Ministério das Finanças, como seria de esperar. A interface gráfica baseada em RCP, Rich Client Platform, é simples de usar e intuitiva, incluíndo um motor de pesquisa avançado. As bases de dados suportadas pelo software são H2, MySQL e PostgreSQL.
Multi-lingua, Multi-empresa e Multi-moeda
Utilizando a API do Projecto Colibri pode integrar a sua aplicação ou a sua plataforma de e-commerce. Deste modo, as compras efectuadas na sua loja online serão automaticamente registadas no seu software de gestão comercial.
Com as funcionalidades existentes, dentro da solução pode ter várias empresas, gerir várias moedas e em diversos idiomas. Hoje o mercado deixou de ser local e é cada vez mais global.
API permite muito mais às empresas
A versão mais recente é o Projecto Colibri RCP 12 que trouxe melhorias ao nível do CORE da API, assim como melhorias no motor de filtros, pesquisas e design.
O Projecto Colibri está disponível em quatro modalidades, sendo uma delas gratuita. Como seria de esperar, a versão gratuita contém menos funcionalidades mas poderá ser um bom ponto de partida para conhecer e avaliar este verdadeiro parceiro de negócio.