O Projecto Colibri acaba de lançar a sua nova e melhorada versão, o Projecto Colibri RCP9. Este vem dar suporte as últimas alterações por parte da Autoridade Tributaria e Aduaneira que entre outras obrigam a comunicação dos Documentos de Transporte à AT antes da saída do material da empresa assim como a alteração do SAFT-PT para o schema 1.02_01, os documentos passam também a ser assinados digitalmente através do certificado digital, ao abrigo do Decreto-Lei 197/2007.
O já comprovado software utilizado por milhares de utilizadores em todo o país, está em constante melhoramento, sendo que para além das alterações obrigatórias pela AT melhorou e incluiu novas funcionalidades, como o caso do Modulo POS já analisado aqui.
Uma das funcionalidades é a opção de trajecto, disponível na versão profissional, que permite ao utilizador analisar o trajecto da sua empresa ao seu cliente em mapa ou satélite podendo ainda também utilizar a opção Street View. Deste modo, é possível determinar a distância e tempo estimado entre a empresa e o seu cliente.
Também no Projecto Colibri RCP 9 será possível visualizar os dados do cliente (profissionais) através do NIF, o Colibri usa o WebService do VIES de modo a carregar a informação disponível do utilizador.
Basta inserir o NIF e carregar em Validar NIF. De imediato receberá os dados do cliente.
Neste leque de funcionalidade destaca-se ainda a emissão de documentos para a AT através de WebService, dando ao utilizador a possibilidade de comunicar os documentos de transporte e facturação por WebService, bastando para tal criar um sub-utilizador no Portal das Finanças inserindo-o no colibri, poderá visualizar como faze-lo aqui.
Poderá ainda, em caso de mal funcionamento do sistema das finanças, inserir o código da manualmente no separador Comunicação.
Principais melhorias e novidades:
- WebService AT: Comunicação de documentos de transporte e de facturação
- WebService VIES: Recolha de informação de dados através do NIF
- Factura Electrónica: Assinatura de documentos PDF através do certificado digital (Decreto-Lei 197/2007)
- Trajecto Google Maps: Consulta de trajecto entre empresa e Clientes / Fornecedores
- Nova versão SAFT: Introdução da Versão do SAFT-PT 1.02_01 de acordo com a portaria 160/2013.
- BaseView: A vista inicial Colibri foi melhorada e passa a ter acesso directo aos manuais, actualizações e assistência remota.
- Importação de Templates em bloco: Passa a ser possível importar diversos templates em simultâneo.
- Selecção manual de impressora: Passa a ser possível seleccionar manualmente ou automaticamente a escolha de impressora por documento.
- Tabela de Códigos Postais: Deixa de ser necessário inserir os códigos postais na tabela “Códigos Postais”. A inserção é agora automática.
- Resumo de motivos de isenção de IVA: Serão agora disponíveis todos os códigos permitidos pela AT.
- Identificação do PAÍS nos documentos: Passa a estar disponível o campo País nos documentos.
- Condição de pagamento de documentos: Todos os documentos de tipo liquidação passam a ter a condição de pagamento inicializada com o código 100 (Código fixo relativo a Pronto Pagamento)
- Campos multi-linha e teclado numérico: Passa a existir parametrização por forma a não utilizar o Enter do teclado numérico na edição de campos multi-linha.
- Segurança do ficheiro de empresas: Por motivos de segurança, a password da Base de Dados passa a ser encriptada
- Falha na numeração dos documentos: Alteração que impossibilita emitir documentos inadvertidamente cujo número não seja o seguinte da série utilizada
- Registo bloqueado ao criar série: Correcção de problema causado por utilizadores criarem nova série de um documento aberto.
- Relógio do colibri não actualiza: O relógio do colibri passa a ser actualizado ao minuto.
Depois de descarregarem e instalarem, terão um vasto leque de novidades que vão poder usufruir e aumentar o vosso work flow e minimizar os problemas com as exigências fiscais hoje exigidas. Optimização, segurança e rigor, é o que esta versão traz ainda mais ao que já habituou quem faz uso numa qualquer plataforma.
Para finalizar e em nota de rodapé, tomem em atenção que muitos dizem que os seus produtos estão prontos a comunicar… dizer dizem e até podem estar, mas quando precisam de comunicar… estes não o fazem! Tomem sempre em atenção na hora de comprar software de gestão, vejam se este responde às vossas necessidades, paguem só pelo que vos serve e não pelo que traz que serve aos outros.