Como sempre temos o prazer de anunciar em primeira mão o lançamento da nova versão 11 do Projecto Colibri RCP. Este software, que tem a sua versão gratuita ao serviço de milhares de pequenos empresários, termina o ano de 2016 com excelentes novidades.
O Projecto Colibri é um software de gestão empresarial que se destaca por correr em Linux, Mac e Windows.
Existem poucos softwares de gestão com capacidade multi-plataforma. Dos poucos que existem, o Projecto Colibri destaca-se pela sua tentacularidade, preço e qualidade. Depois de um longo trajecto na versão 10, a equipa lança agora uma nova versão melhorada e com novidades úteis para uma gestão empresarial moderna e atenta.
Projecto Colibri RCP 11… o que há de novo?
Há várias novidades pensadas para auxiliar um gestor nas práticas empresariais. Alguns módulos foram melhorados mas a novidade vai para os novos recursos adicionados. Depois de termos recebido o software, destacamos o seguinte:
Gestão de Financeira
Actualmente uma empresa tem a necessidade de saber, em tempo real e com projecção a médio prazo, as despesas, pagamentos e obrigações. Assim nasce a Gestão Financeira dentro do Projecto Colibri 11 que permite controlar as despesas diárias da empresa, bem como agendar as despesas até ao fim do ano. Este controlo permite também distinguir tipos de custos por fornecedor e despesa, bem como o seu IVA associado.
Gestão de Colaboradores
A gestão de recursos humanos, mais concretamente no que toca aos salários, subsídios, comissões, contribuições fiscais (Segurança Social, IRS, etc), permite um controlo eficaz em tempo real, assim como possibilita agendar os valores para os próximos meses, tendo assim uma previsão dos custos mensais e anuais.
Esta ferramenta é essencial para avaliar num espaço temporal o peso e investimento em recursos humanos dentro das empresas, sectores e áreas de negócio.
Bancos
Cada vez há mais necessidade de trabalhar com as várias instituições bancárias e de forma automatizada. É este o intuito do módulo Bancos que está ligado a toda a aplicação do Projecto Colibri bem como à Gestão Financeira. Dessa forma, o gestor poderá controlar os movimentos das várias contas bancárias fazendo um confronto de validação com os extractos bancários.
Dashboard
A cereja em cima do bolo é o responsável pela gestão da empresa ter, num só painel, a informação da saúde da empresa, começando com todos os indicadores financeiros respeitantes à actividade.
Este potente módulo permite ter fácil acesso a tudo o que se passa na sua empresa, podendo ainda ser personalizado à sua medida quer de todos os módulos do Projecto Colibri, quer de outras aplicações externas.
Mas o que se destaca em termos de funcionalidades?
Este resumo irá dar uma ideia panorâmica do que pode este poderoso compêndio oferecer ao utilizador responsável da área de gestão.
- Integração com Módulo Gestão Financeira;
- Parametrização das Entregas (Recibos)
- Parametrização de FAMÍLIAS no POS (com possibilidade de ordenação)
- Novos Templates e Mapas
- Opção de RESUMO de CAIXA (relatório) no POS
- Implementação de novos tipos de licença: FREE, START, START+, PRO
- Campos EXTRA personalizáveis para utilização livre
- Acesso a novos campos TABELA nos LAYOUTS (ecrã e relatórios)
- Suporte de Copy/Paste do Número de Série do Artigo
- Suporte de Copy/Paste de documentos de Entidades
- Possibilidade de esconder Clientes/Artigos inactivos
- Aviso para Limite de Crédito (Avisar / Avisar e Bloquear)
- Capacidade de pesquisa pelo MÊS ANTERIOR (nova PESQUISA)
- Controle visual de linhas CABEÇALHO, MOVIMENTO, COMPOSIÇÃO e COMENTÁRIO (documentos)
- As COMBOS das grelhas (editáveis) passam a apresentar o CÓDIGO + DESCRIÇÃO do registo
- Normalização na criação de TAXAS de IVA (gerar o código automaticamente)
- Configuração de BACKUPS por EMPRESA (cada base de dados tem a sua configuração)
- Importação de CERTIFICADO digital da empresa (formato JKS-Java Key Store)
Já lhe falei da versão gratuita do Projecto Colibri, totalmente funcional, que pode já hoje adoptar na sua empresa? Este é um ponto importante e que tem, ao longo de muitos anos, sido a descoberta do que vale efectivamente esta gestão empresarial.
Sabia que o Projecto Colibri é?…
- Multi-plataforma
- Multi-base de dados
- Multi-língua
- Multi-empresa
- Multi-utilizador
- Multi-entidades
- Multi-documentos
- Multi-moeda
- Ambiente gráfico baseado em RCP – Rich Client Platform
- Motor de reports baseado em BIRT – Business Intelligence and Reporting Tools
- Motor de persistência baseado em DN – Data Nucleus Access Platform
- Utilização de layouts dinâmicos em tabelas e documentos
- Optimização de utilização pelo teclado
- Motor de filtros e pesquisas avançado
- Outputs directos para PDF
Opinião…
Há muitos ERPs actualmente no mercado nacional e com muita qualidade. A implementação dos automatismos permitem já libertar o utilizador de muitas tarefas outrora morosas e repetitivas. Contudo, ainda há uma flexibilidade limitada nos softwares que são os mais caros, os mais conhecidos e, muitas vezes, os mais complexos.
A gestão empresarial moderna exige dados na hora, previsões a curto e médio tempo, exige ferramentas flexíveis e seguras. É isso que oferece o novo Projecto Colibri 11. Este é um projecto que acompanhamos há mais de 10 anos e que o seu sucesso se deve essencialmente às qualidades do produto.