Um dos métodos que normalmente usamos para saber se uma máquina está “viva” na rede, é recorrer ao comando ping. Para quem não conhece, o comando ping é dos mais usados no mundo da redes, uma vez que permite testar a conectividade entre equipamentos.
Muito administradores de sistemas costuma recorrer a scripts e ao comando ping para testar se um conjunto de máquinas dão sinal de vida na rede. É se tivéssemos uma aplicação que efectuasse essa tarefa? Hoje vamos conhecer o Ping Info View!
O comando ping recorre ao protocolo ICMP, permitindo testar a conectividade entre equipamentos (end-to-end). Em termo de analogia, o ping pode ser comparado ao ping-pong (se enviarmos a bola para um lado (echo), do outro, se estiver lá alguém,vamos receber uma resposta (reply).
A aplicação Ping Info View é um pequeno utilitário que permite facilmente “pingar” um conjunto de máquinas através do nome ou endereço IP. Esta tarefa é realizada automaticamente, mediante o período de tempo definido pelo utilizador, sendo também apresentado o número de pings com sucesso e os que falharam.
Carregando em cada uma das entradas, podemos aceder aos pormenores que nos indicam por exemplo o tempo médio de ping, TTL, Status, número de pings com sucesso e número de pings que falharam, entre outras informações.
A aplicação permite ainda exportar facilmente os resultados para um ficheiro .txt ou .html.
Considerações finais
Apesar de ser uma aplicação extremamente pequena, é de grande utilidade. Com esta aplicação podemos estar constantemente a monitorizar se uma determinada máquina/site está a responder.
Artigos relacionados
- DNS – Mais um serviço para a Google dominar?
- Network Information Center – Tudo sobre a sua rede
- Dica: Desactivar respostas a pings no Linux