O mercado das suite de segurança não é estático, as empresas não se acomodam com o que desenvolvem no presente, empenham-se para serem melhores no futuro e conquistar a confiança do utilizador/consumidor. Assim tem sido com a Panda Software. Depois de lançar um produto inovador e gratuito, o Panda Cloud Antivirus, cresceu em popularidade e confiança dos utilizadores. Mas, para aqueles que preferem um pouco mais de protecção, a Panda desenvolveu uma suite bastante rápida e muito segura, falo concretamente no Panda 2011 PRO.
Esta suite tem um aspecto similar ao produto apresentado para a cloud, pelo menos os tons negros e cinza escuro, traz toda a eficácia da assinatura antivírus, mas está equipada com uma potente Firewall.
Para quem se lembra dos primórdios dos produtos Panda, lembra-se com certeza da confusão que era optimizar a suite. Pois esta está muito simples de modificar e optimizar. Tudo é apresentado numa janela principal, com separadores a dividir os vários blocos de informação e de funções, onde o utilizador é informado, passo-a-passo, nos pontos e nas acções fundamentais.
A área da Análise, fornece um acesso directo aos vários elementos que importa verificar. Além da tradicional verificação da procura de malware, esta ferramenta executa uma apurada pesquisa em todo o sistema, tentando detectar possíveis vulnerabilidades causadas pelos variados elementos que existem na Internet e que, inadvertidamente ou sem conhecimento prévio, descarregamos para o nosso computador.
Destaco também, e porque o sistema de segurança deve ser uma presença activa mas pouco intrusiva, a função de agendamento de verificações ao sistema. É uma pequena grande função, evitando que tenhamos de nos lembrar (o que acaba por esquecer) de fazer uma verificação de rotina.
Esta suite está equipada com uma função, para mim importante, que informa e descreve pormenorizadamente a sua acção e resultados dessa mesma acção. Para quem tem máquinas sob sua responsabilidade e tem serviços de verificação de tráfego, interessa ler os relatórios resultantes da acção de protecção desta suite.
O separador seguinte apresenta os ficheiros infectados e em quarentena. Estão activos, mas sem acção no sistema, e caso exista uma “cura” estes serão limpos e devolvidos à precedência. Caso não sejam de todo limpos, devem ser apagados para não voltara contaminar o sistema.
O último, mas não menos importante separador, traz algumas ferramenta que devem ter a atenção do utilizador, pelo menos uma vez. Aqui poderá encontrar acesso ao fórum de segurança da Panda, onde os utilizadores podem colocar questões que serão respondidas por outros utilizadoes e por moderadores ligados à equipa técnica da Panda. É uma comunidade que se interajuda.
Outro recurso são os discos de recuperação. Poderá descarregar ferramentas para iniciar o seu computador completamente tomado pelo malware e com estes disco de recuperação, poderá de novo ter acesso ao seu computador. As restantes opções serão alvo de análise mais à frente.
O teste que foi feito teve como base um utilizador comum, com conhecimentos limitados sobre os perigos que gravitam em torno da Internet, dos downloads, da pirataria, dos mails e das chain letters. Foi portanto, um teste de estrada onde o software foi posto à prova sem métodos científicos ou laboratoriais.
O resultado foi e é até ao momento positivo. O utilizador tem algumas queixas, face à intrusão que a suite ainda apresenta. As “denúncias” de tentativas de invasão da máquina, ainda se fazem sentir, deixando em sobressalto o utilizador mais incauto e desconhecedor do que realmente se está a passar.
Sem qualquer afinação, notamos que o Panda gera alguns alertas regulares de acções tradicionais numa máquina ligada a rede. Por exemplo, se tivermos um router a enviar pacotes ICMP (ping echo/reply ) para verificar se um determinado equipamento está activo (keep alive), o AV interpreta essa comunicação como uma tentativa de intrusão. Claro que podemos sempre afinar essas questões, mas para o utilizador comum… é alarmante!
O que diz o AV Comparatives do Panda?
Além de mais leve no consumo de recursos, melhorou nalguns aspectos, principalmente na velocidade de inspecção da nossa máquina. Suportando-me na análise dos últimos testes da AV Comparatives, verifiquei que a versão do Panda Security 2011 tem uma verificação manual mais rápida que a versão antecessora (percepção in loco). A percentagem de detecção no teste on-demand é a mesma que a versão anterior… o que logo aí dá para perceber que está melhor, não sacrificou as suas capacidade de detecção de malware e está a destacar-se, segurando-se no pelotão da frente.
Nos últimos testes, realizados em Agosto, os valores foram animadores, principalmente porque o conjunto oferecido está muito atractivo e o seu desempenho, como já referi está na linha da frente:
Pelo contrário do que era esperado, este último teste mostrou um número de falsos positivos elevado. São mais 46% em relação ao teste anterior , tendo detectado pacotes como o F-Secure, VLC, Ewido e Flux que são considerados ficheiros genuínos e utilizados no dia-a-dia.
Como podem ver no recente teste feito em Agosto, o resultado apresentado pela Av Comparatives mostra valores que a Panda deve ter em atenção.
Desta forma, faz sentido no separador Serviços, o utilizador usar a função ” Enviar ficheiros suspeitos para a PandaLabs“. Desta forma saberá se está perante uma ameaça ou apenas um ataque de histeria, por parte do Panda.
O que diz a Panda do seu produto?
Panda lança nova gama 2011
- Com a Inteligência Colectiva, a rede global de utilizadores Panda, o nível de protecção contra ameaças conhecidas e desconhecidas mantém-se em contínua melhoria.
- Inclui inúmeras funcionalidades novas: gestor da rede doméstica, actualizações inteligentes, modo de jogo/multimédia, encriptação de ficheiros, teclado virtual e navegação em modo seguro com um browser em ambiente virtual.
Sob o slogan “Proteja o seu Mundo Online”, a Panda Security acaba de lançar a nova gama 2011 das soluções de consumo, que conta com um desempenho ainda mais veloz, uma melhor protecção e um menor impacto nos recursos, quando comparado com as versões anteriores. A nova gama de consumo da Panda, já disponível em versão download para compras online, inclui as soluções Panda Internet Security 2011, Panda Global Protection 2011, Panda Antivirus Pro 2011 e Panda Internet Security for Netbooks. Entre as novas funcionalidades incluem-se o acesso remoto ao PC a partir de qualquer local, a eliminação segura e definitiva de ficheiros, um browser seguro em ambiente virtual, entre outras.
Desempenho & Consumo
Em termos de consumo e desempenho, face à suite de 2010, é uma verdade, está claramente melhor. A nova gama de soluções tem melhorias de 50% no desempenho em Windows 7.
O mercado tem várias outras excelentes opções, mas a Panda está a apostar numa gama de preços competitivos. Ver aqui preços dos produtos.
O utilizador poderá optimizar e afinar a sua suite. Claro que para o utilizador comum esta não será uma tarefa fácil.
Pontos Positivos:
Esta gama está mais “user frendly”, com una interface mais simples e agradável. A Panda teve o cuidado de tornar a instalação menos enfadonha e com isso obteve uma instalação rápida e mais intuitiva. Este produto está bastante menos intrusivo que a versão anterior, embora ainda faça aparecer algumas mensagens do tipo “alarmantes”, este está mais tranquilo o que deixa também o utilizador, menos experiente, mais despreocupado. Já pensaram qual será a reacção de um utilizador inexperiente ao ver um pop up a dizer que houveram n de tentativas de intrusão?
Além destes pontos dedicados ao contacto em serviço, destaco dois serviços existentes no separador Serviços, no interface principal: o “Boletins da Panda” e o “Discos de recuperação”. Apostem em dedicar alguns minutos a conhecer estes elementos que vos poderão ser bastante úteis no futuro. É um bom trabalho que a Panda presta com estes serviços.
Pontos Negativos:
Tenho de destacar ainda alguns (muitos) falsos positivos, Embora esta suite esteja muito mais pró-activa é bastante comprometedora, em termos de desempenho transversal, que condiciona apresentando falsos positivos em quantidade exagerada. É segura? Muito, respondo eu, mas os falsos positivos, embora possam proteger, causam ansiedade, pelo facto de apontarem “perigosidade” onde ela não existe e que poderá levar a uma perda de confiança por parte do utilizador.
Considerações finais:
A Panda fez um óptimo produto, principalmente pela vertente do consumo reduzido, em termos comparativos com versões anteriores, o que promete mais e melhor desempenho em máquinas menos possantes. Outra questão muito importante, é o preço. Está muito competitivo face ao que cada versão tem para oferecer. Uma box do novo PANDA ANTIVIRUS PRO 2011 traz Antivírus, Firewall, um novo Modo de Jogo/Multimédia, traz também um gestor da Rede Doméstica e um bónus chamado Modo de Navegação segura. Tudo isto por pouco mais de 31 euros e com possibilidade de estender esta licença a 3 máquina, imbatível portanto!
Aliado ao preço e aos módulos disponibilizados, está um conjunto de resultados muito positivos alcançados nos últimos testes, face à concorrência. Não fossem os muitos falsos positivos e ainda a existência de irritantes mensagens alarmantes, poderíamos dizer mesmo que estávamos perante a melhor suite da actualidade.