Pplware

Pagar pelo Office da Microsoft? Conheça 3 alternativas gratuitas

Não há dúvidas de que o Office da gigante Microsoft é a melhor e a mais completa suite de produtividade. No entanto, para quem usa apenas o básico (e não só) deste tipo de plataformas, são várias as alternativas que estão disponíveis no mercado.

Hoje apresentamos 3 alternativas gratuitas, ao Office, de elevado nível.


A Microsoft tem vindo a abandonar o modelo de software standalone, passando para modelos de negócio baseados na cloud. O Office 365 é um exemplo disso e, por apenas 99 euros ao ano, é possível ter uma licença para cinco utilizadores e ainda 1TB na cloud.

Mas quem não precisar de uma suite de produtividade tão completa pode sempre experimentar uma das três sugestões gratuitas que deixamos hoje, apesar de existirem muitas outras no mercado.

O LibreOffice é, indiscutivelmente, uma das principais alternativas ao Office da Microsoft. Esta suite de produtividade está disponível para Windows, macOS e Linux.

Esta plataforma tem ganho muitas novas funcionalidades, e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio. O LibreOffice oferece ferramentas idênticas ao Word, Excel e PowerPoint. O Draw é uma ferramenta de diagramas semelhante ao Visio. Existem também o Math que é usado para criar fórmulas simples e complexas e o Base que é um estilo de Microsoft Access.

Tal como o Office 365, o LibreOffice também está disponível na cloud – ver aqui.

O Google Drive é a suite de produtividade Web da Google. Esta suite é muito completa em termos de funcionalidades e as ferramentas são variadas:

O Google Drive tem compatibilidade com o Windows, macOS, Linux (de forma não oficial), Android e iOS.

Esta é uma das alternativas que nunca abordámos no Pplware. Segundo o site do projeto, esta é a verdadeira alternativa à suite Office.

Tal como a plataforma da Microsoft, o FreeOffice vem também com um estilo de Word, Excel e PowerPoint. O FreeOffice tem compatibilidade com o Windows, macOS, Linux e Android.

Como referimos, atualmente são muitas as alternativas gratuitas ao Office da Microsoft. Certamente que teremos muitos leitores que usam outras plataformas e, nesse sentido, lançamos o desafio para que nos digam que plataformas usam atualmente.

Exit mobile version