Pplware

Opera 11.50 Alpha – Opera lança a sua versão de testes…

… e chamou-lhe Opera Next.

Todas as últimas semanas têm surgidos novidades no mundo dos browsers. Desde o lançamento da primeira preview do IE10, o lançamento das primeiras versões do futuro Firefox e até a disponibilização da versão Canary para Mac do Chrome. Faltava apenas a apresentação de qualquer novidade por parte do último player deste mercado, a Opera.

Seguindo o caminho iniciado pela Google e que foi acompanhado pela Microsoft e pela Mozilla, também a Opera passou a disponibilizar uma nova versão onde todos os utilizadores podem testar as novidades da casa Norueguesa.

O Opera Next, à semelhança as versões de teste dos concorrentes passa a poder conviver com a instalação das versões estáveis. Todos os utilizadores que decidirem usar esta versão vão conseguir ter a versão estável em normal funcionamento e sempre que o desejarem vão poder usar a versão Next para que vejam todas as novidades que estão a ser desenvolvidas para o Opera.

Esta versão vai também poder ser actualizada de forma independente da versão estável. Estas actualizações, como é normal, vão ser muito mais frequentes que as das versões estáveis. Como em todas as versões de testes, a Opera alerta que estas podem ser instáveis e que por vezes podem comportamentos anormais.

A versão agora apresentada, e que inicia esta linha de desenvolvimento e de disponibilização é a versão 11.50 Alpha. A única novidade visível para os utilizadores resume-se à disponibilização de extensões para a página de Speed Dial.

As extensões no Opera foram apresentadas na versão 11 e com esta versão a Opera dá um novo passo rumo ao que será o futuro com a apresentação da possibilidade de criamos extensões a serem aplicadas na página de Speed Dial. Se pretenderem saber mais sobre a forma de criar estas extensões podem consultar a página do Opera criada para este efeito.

 

Seguindo a linha de desenvolvimento que os concorrentes começaram a seguir, o Opera inicia aqui a disponibilização das suas versões de teste de forma mais automática a todos os seus utilizadores. Optou por não disponibilizar várias versões, com vários graus de maturação como fazem a Google e a Mozilla e concentraram todos os esforços numa única versão mais estável e robusta.

A nova versão, a 11.50 segue a linha de desenvolvimento que está a ser seguida pela Opera e que culminará na versão 12. Até lá vamos ver o que a Opera nos reserva. A fasquia está alta e a concorrência tem-se esforçado por apresentar novidades e desenvolvimentos que as destacam.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Mac, Linux/FreeBSD
Download (Wndows): Opera Next
Download (Mac): Opera Next
Download (Linux/FreeBSD): Opera Next
Homepage: Opera Next

Exit mobile version