Pplware

Office da Microsoft? Chegou o LibreOffice 6.0

O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho muitas novas funcionalidades e, digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas.

Hoje foi lançada a versão 6 do LibreOffice.


A Document Foundation anunciou hoje a disponibilização do novo LibreOffice 6.0. Esta versão está disponível para Windows, Linux, macOS e também na Cloud, trazendo um conjunto de funcionalidades interessantes. Destaque para as melhorias ao nível da segurança, simplicidade, interoperabilidade com outras plataformas de produtividade, etc.

Todas as novidades do LibreOffice 6.0

Uma das funcionalidades em destaque é a Notebookbar, que está agora também disponível nas versões Grouped Bar Full para o Writer, Calc e Impress e Tabbed Compact no Writer. A caixa onde encontramos os carateres especiais foi redesenhada, com a adição de listas para carateres recentes e favoritos, juntamente com um campo de pesquisa.

A caixa de diálogo Personalizar foi também redesenhada e está agora mais moderna e intuitiva.

No Writer, foi adicionado um menu Formulário, facilitando o acesso a um dos recursos mais poderosos – e muitas vezes desconhecidos – a capacidade de criar formulários e criar formulários PDF compatíveis com padrões. A barra de ferramentas Localizar foi melhorada. Um novo estilo de tabela foi adicionado, juntamente com uma nova coleção de estilos de tabela.

A função de “Mail merge” sofreu também alterações, e agora é possível usar um documento do Writer ou um ficheiro XLSX como fonte de dados.

No Calc, foram adicionadas as funções SEARCHB, FINDB e REPLACEB compatíveis com ODF 1.2 e que melhoram o suporte para o formato ISO. A interface da Ajuda foi também alterada, possuindo agora novos conteúdos e é também responsiva.

No Impress, o tamanho padrão do slide foi alterado para 16: 9. Foram adicionados 10 novos modelos Impress, e alguns modelos antigos foram atualizados.

Ao nível da segurança, as chaves OpenPGP podem agora ser usadas para assinar documentos ODF em todos os sistemas operativos Desktop.

A classificação dos documentos também foi melhorada e permite múltiplas políticas (que agora podem ser exportadas para ficheiros OOXML).

Além destas novidades, está também prevista a app LibreOffice Viewer para Android. Esta ferramenta deverá chegar no primeiro trimestre de 2018.

Escolha aqui a sua versão

Exit mobile version